sexta-feira, 6 de julho de 2012


Falta do entendimento leva ao encerramento dos trabalhos do Parlamento antes do tempo

O parlamento da Guiné-Bissau encerrou hoje os seus trabalhos, que deviam durar até 29 de Julho, devido ao impasse sobre a agenda dos temas a serem debatidos. 

O presidente em exercício da Assembleia Nacional Popular (ANP), Ibraima Sory Djaló, afirmou na sessão plenária de hoje que por não existir consenso entre as duas principais forças políticas "não valia a pena continuar com os trabalhos".  

 "Após uma concertação com os demais membros da mesa decidi encerrar hoje esta sessão plenária, dando a palavra aos partidos para que analisem qual o rumo que se deva dar ao Parlamento", declarou Sory Djaló, debaixo de um coro de protestos dos deputados do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC). 

"É mais uma aberração, uma arbitrariedade cometida pelo presidente em exercício desta casa. Em nenhum momento o presidente da ANP pode decidir de forma unilateral encerrar os trabalhos parlamentares sem que a plenária fosse ouvida", disse Rui Diã de Sousa, líder do grupo parlamentar do PAIGC.

Na mesma altura em que anunciou o encerramento prematuro da sessão, Sory Djaló avisou os deputados que poderão ser convocados "dentro de uma ou duas semanas" para uma sessão extraordinária, para debater o programa do Governo e o Orçamento Geral do Estado. 

O parlamento da Guiné-Bissau não conseguiu fazer funcionar a sessão plenária aberta desde o dia 29 de Junho devido aos desentendimentos entre o PAIGC e o PRS quanto aos pontos que deviam constar na agenda dos trabalhos.

O PAIGC, que detém a maioria parlamentar, exigia que se incluísse na agenda a eleição de um novo vice-presidente do órgão (lugar atualmente ocupado por Sory Djaló, segundo vice-presidente) que por sua vez passaria a ser o líder da instituição. 

O PRS, partido a que pertence Sory Djaló e o próprio têm rejeitado essa possibilidade, alegando que é necessária a demissão dos anteriores presidentes e vice-presidente (Raimundo Pereira e Serifo Nhamadjo), levando a um impasse total.  


Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público