sexta-feira, 6 de julho de 2012


"Fomos apanhados de surpresa com a posição" da CEDEAO sobre a Guiné- Bissau 

O secretário executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), Domingos Simões Pereira, reconhece que a organização foi "apanhada de surpresa com a posição" da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) sobre o golpe de Estado na Guiné-Bissau. 
    
As reacções ao golpe militar registado a 12 de Abril e que derrubou os governantes guineenses eleitos levaram a CPLP "a acreditar que a comunidade internacional estava alinhada sobre os mecanismos para a reposição da ordem constitucional" no país. 
    
"Nós fomos apanhados de surpresa com a posição, que nós consideramos diferente, por parte da CEDEAO", admite o secretário executivo, o guineense Domingos Simões Pereira, em entrevista à Lusa. 
   
Apesar disso, garante, a CPLP não quis "disputar a competência da CEDEAO" e manteve uma "posição responsável", voltando a pedir ao Conselho de Segurança da ONU que clarificasse as orientações. O organismo internacional respondeu que mantinha "a CEDEAO como principal interlocutor das autoridades da Guiné-Bissau".
     
Desde essa altura, recorda Simões Pereira, "a CPLP tem participado em todos os esforços, em todas as reuniões promovidas pela CEDEAO, no sentido de encontrar uma solução para a Guiné-Bissau" e "está permanentemente a avaliar qual é a melhor forma de assistir" o país. 
     
O verbo? Afetar? "talvez não seja o mais exato" para o que sucedeu na relação CPLP-CEDEAO, mas Simões Pereira reconhece que as organizações "têm interpretações diferentes sobre o mecanismo de reposição da ordem constitucional" - sendo esta um objetivo comum. "Como lá chegar é que divide realmente as partes", diz. 
     
Escusando-se a comentar uma eventual saída da Guiné-Bissau da CPLP - o governo de transição admitiu "questionar" a presença do país na organização lusófona -, o secretário executivo disse apenas que "é uma manifestação de intranquilidade" e apelou à "ponderação" de todas as partes. 
    
"Se o governo de facto no país considera que a atuação da CPLP coloca alguma pressão nele, espero que também saiba reconhecer que o acontecimento de dia 12 de abril colocou a CPLP numa situação muito complicada (...), porque nos princípios da CPLP há uma diretriz muito clara, de que é ao povo que compete decidir quem são os seus legítimos representantes", assinala.
     
"Há quem diga que nos devíamos render a essa realidade [do governo de transição] e nos ajustarmos a essa realidade. Os nossos órgãos competentes continuam a ter dificuldade em aceitar isso, porque isso significa, na nossa interpretação, retirar ao povo esse direito", esclarece, realçando, contudo, que "é um processo dinâmico". 
     
Não se sabe ainda como é que a Guiné se fará representar na 9.ª conferência de chefes de Estado e de Governo, que vai realizar-se em Maputo, capital moçambicana, no dia 20 de Julho, mas, "até uma ordem contrária, todas as reuniões da CPLP depois do 12 de Abril, têm tido o Governo saído das últimas eleições: o Presidente interino, Raimundo Pereira, e o Primeiro-ministro, Carlos Gomes Júnior". 
    
No dia 11, o Conselho de Ministros da CPLP vai realizar uma reunião extraordinária, na qual debaterá a representação oficial da Guiné-Bissau. "A atual situação é difícil, mas para todos, e espero que as pessoas saibam reconhecer que não foi a CPLP a produzir essa situação", frisou Domingos Simões Pereira.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público