terça-feira, 13 de novembro de 2012

Empresários portugueses são "parceiros preferenciais" para Guiné-Bissau


O Governo de transição da Guiné-Bissau considera que os empresários portugueses "são os parceiros preferenciais" para o país e garante "todo o apoio" aos que quiserem investir localmente.

"Entendemos que são os parceiros preferenciais para a Guiné-Bissau, por uma questão da língua, porque falamos a mesma língua, e temos uma cultura similar. Há muitas coisas que nos unem e tornam tudo mais fácil", defendeu esta segunda-feira o porta-voz do Governo e ministro da Presidência, Fernando Vaz.
Falando após uma reunião com um grupo de empresários portugueses que quer investir na Guiné-Bissau, Fernando Vaz disse que diariamente o Governo recebe pessoas interessadas em investir no país e acrescentou: "Aos portugueses particularmente, por serem nossos irmãos, nós abrimos as portas e daremos todo o apoio. Sem nenhuma hipocrisia, quando tivermos de dizer que fizeram mal continuaremos a dizer."
Fernando Vaz tem criticado duramente Portugal nos últimos tempos, nomeadamente na tentativa de assalto a um quartel em Bissau, no passado 21 de Outubro.

Falando aos jornalistas, o ministro salientou: "Os portugueses vão continuar a vir para a Guiné-Bissau, com ou sem apoio do Governo português. Estarão cá, terão todo o apoio do governo da Guiné-Bissau."

O grupo de sete empresários chegou nesta segunda-feira 12 de Novembro a Bissau e vai ficar no país durante uma semana, para "explorar e ver a viabilidade de as empresas poderem aqui investir", disse Francisco Marques, empresário da área de engenharias e construção.
Ainda sem objetivos concretos de negócios ou investimentos, os empresários (seis deles pela primeira vez no país) estão em Bissau "para conhecer" e mostrar "o interesse em poder desenvolver uma atividade na Guiné-Bissau, com parceiros locais", disse Francisco Marques.
Otimistas quanto a futuros investimentos, os empresários garantiram que vão voltar e que outras missões se seguirão, como disse Marco Vieira, empresário da área da tecnologia e que representa também interesses de empresas norte-americanas e sul-coreanas.

Presentes estão também empresários da área da comercialização de vinhos, da indústria farmacêutica, do turismo e das pescas, além da construção civil, nomeadamente do grupo ACA (Alberto Couto Alves), que já trabalha em Angola e Marrocos e está agora a investir igualmente em Moçambique.

O grupo chegou à Guiné-Bissau "pela mão" de Carlos Gravito, da área da hotelaria e turismo, que já conhecia o país e que, disse, vai continuar a levar empresários portugueses a Bissau.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público