quarta-feira, 4 de junho de 2014

JOMAV Presidente eleito da Guiné-Bissau toma posse a 23 de junho

Presidente eleito da Guiné-Bissau toma posse a 23 de junhoO Presidente eleito da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, vai tomar posse a 23 de junho, disseram hoje à agência Lusa fontes dos serviços de apoio do próximo chefe de Estado guineense.
A data foi concertada num encontro entre Vaz e Serifo Nhamadjo, Presidente de transição, acrescentaram as mesmas fontes

Depois de assumir funções, em data a definir, o novo líder eleito vai dar posse ao Governo que terá como primeiro-ministro Domingos Simões Pereira, líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) - que apoiou José Mário Vaz à presidência.

Quatro dias depois de tomar posse, no dia 27 de junho, o presidente da Guiné-Bissau desloca-se a Malabo, Guiné Equatorial, para participar na cimeira de chefes de Estado da União Africana sobre Agricultura e Segurança Alimentar.

A tomada de posse do Presidente vai acontecer 10 dias depois de empossados os novos deputados da Assembleia Nacional Popular (ANP).

A Comissão Nacional de Eleições marcou para 13 de junho a cerimónia que marca a entrada em funções do novo parlamento guineense.

O PAIGC venceu as eleições legislativas no dia 13 de abril com maioria absoluta e vai ocupar 57 dos 102 lugares da ANP.

Em segundo lugar ficou o Partido da Renovação Social (PRS), que já era o principal partido da oposição, e que vai ter 41 deputados.

O Partido da Convergência Democrática (PCD) elegeu dois deputados, o Partido da Nova Democracia (PND) vai ocupar um lugar, assim como a União para a Mudança (UM).

As eleições legislativas (assim como as presidenciais que a 18 de maio deram a vitória a José Mário Vaz) foram os primeiros atos eleitorais após o golpe de Estado de abril de 2012.
Lusa 04 de Junho de 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público