sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Nomeação de novo Procurador-Geral da República na Guiné-Bissau

Ministério da justiça em BissauFoi nomeado esta quinta-feira um novo Procurador-Geral da República na Guiné-Bissau, na pessoa do cidadão Hermenegildo Pereira, em substituição do anterior titular do posto, Abdu Mané, que deixou o cargo no passado dia 9 de Junho, pouco depois da eleição do actual Presidente da República, José Mário Vaz.

Abdu Mané que tinha sido nomeado pelo presidente de transição na sequência do golpe de Estado de 2012, tinha tentado impugnar a candidatura de José Mário Vaz à presidência da República por considerar que o actual chefe de Estado guineense tinha os seus direitos de circulação limitados no quadro de medidas de coação por estar sob investigação sob a acusação de peculato.

O Supremo Tribunal de Justiça acabou por não lhe dar razão e apesar de José Mário Vaz ter declarado publicamente que iria apoiar a recondução de Abdu Mané no cargo de PGR, este último acabou por apresentar a sua demissão alguns dias antes da tomada de posse do chefe de Estado.

Após três meses com o lugar de PGR vago, foi designado o seu novo titular, Hermenegildo Pereira, um jovem magistrado conhecedor da luta contra o branqueamento de capitais e o financiamento do terrorismo, o novo PGR devendo tomar oficialmente posse esta sexta-feira 03 de Outubro de 2014.
RFI, 02 de Outubro de 2014

1 comentário:

  1. Hermenegildo Pereira voce tem uma tarrefa grande. Na historia da Guine Bissau o que nos falta e a justica por isso desejo boa sorte e corragem no seu cargo.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público