terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Baciro Dja participa da 100ª  Sessão de ACP em Bruxelas

O Ministro da Presidência de Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares, Baciro Dja, encontra-se neste momento em Bruxelas a participar na 100 a sessão do Conselho de Ministros dos países da Africa, Caraibas e Pacifica (ACP).
Segundo uma nota do gabinete do Ministério da Presidência do Conselho de Ministros e Assuntos Parlamentares (MPCMAP), à que a ANG teve acesso, a Cimeira com a duração de três (3) dias debruçara sobre  questoes ligadas às trocas comerciais, financiamento de desenvolvimento, problemas institucionais, eleiçao do novo secretario executivo e epidemia do ebola.
O governante guineense,tera participado  segunda-feira, num jantar de trabalho com o primeiro-ministro Belga.
A referida reunião termina no próximo dia 12 e é presidida pela República da Guiné Conacri.
A nota informa que os Países ACP é uma associação de 79 países da África, Caribe e Pacífico formada para coordenar atividades da Convenção de Lomé de 1975.
Todos os Estados, à exceção de Cuba, são signatários do acordo de Cotonou, que  substituiu a Convençao de Lomé.
A Convençâo de Cotounou é um acordo comercial entre a União Europeia e os países ACP, assinado a 23 de Junho de 2000 em Cotonou, Benim, e  regulamenta a relação ACP-UE pelo menos até 2020.
Afecta mais de 100 Estados, sendo 25 Estados-membros da UE e os 77 países ACP
ANG, 09 de Dez. 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público