quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Angola/Guiné-Bissau: Analisado relançamento da cooperação no domínio da Defesa

Image result for ministros angolano da Defesa Nacional, João LourençoImage result for Mário Lopes da Rosa.Questões ligadas ao relançamento da cooperação no domínio da Defesa entre Angola e a Guiné-Bissau estiveram no centro do diálogo, hoje, em Luanda, entre os ministros angolano da Defesa Nacional, João Lourenço e dos Negócios Estrangeiros Guineense, Mário Lopes da Rosa.
No final da audiência, que decorreu nas instalações do Ministério da  Defesa Nacional, o chefe da diplomacia bissau-guineense adiantou à imprensa que "num curto espaço de tempo o seu país poderá retomar progressivamente o processo das relações de cooperação no domínio da defesa, à semelhança do vinha acontecendo nos últimos três anos".


Segundo fez saber Mário Lopes da Rosa, "a partir de agora está relançada essa cooperação  porque a  conversa mantida com o titular da Defesa de Angola resumiu-se neste aspecto, pois existe disponibilidade do governo angolano neste capítulo".

O chefe da diplomacia da Guiné-Bissau lamentou o facto de ter acontecido no passado situações criadas por entidades do seu país, que motivaram a paralisação do prosseguimento do acordo  assinado no domínio da Defesa entre os dois países.

A cerca de três anos foi estabelecida, ao abrigo de um protocolo assinado entre os ministérios da Defesa dos dois países, ajuda de Angola ao Programa de Reforma das Forças Armadas guineenses, entretanto interrompido, a pedido de antigos dirigentes deste país.

O programa incluia a reparação de quartéis militares e esquadras policiais, reorganização administrativa, formação técnica e adestramento militar, bem como formação de efectivos em instituições de ensino militar e policial em Angola.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, em visita oficial de trabalho a Angola, manteve ainda hoje encontro com o Vice-Presidente da República, Manuel Domingos Vicente.
Angop, 26 de Fev de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público