quarta-feira, 26 de agosto de 2015

PR em choque com os dois maiores partidos do país

O PAIGC e o PRS, dois maiores partidos da Guiné-Bissau, preparam eventual pedido de investigação criminal contra José Mário Vaz.
conforme noticia Voz de América, começaram negociações nesta terça-feira, 25 de Agosto, que podem levar à impugnação do Presidente da República.
Com 98 dos 102 deputados na posse desse dois partidos, admitem avançar com um pedido de investigação criminal do Presidente da República ao Ministério Público, já que a legislação da Guiné-Bissau exige que um terço dos deputados agende uma petição de investigação por actos ilícitos ao Parlamento que deve ser votada por dois terços dos 102 deputados da Assembleia Nacional Popular.
Caso for aprovada a petição, a mesma será encaminhada para a Procuradoria Geral da República que, por sua vez, deverá investigar os actos citados pelos partidos requerentes.

Posto isto, em caso de haver crimes, a acusação segue para o Supremo Tribunal de Justiça que julgará o caso.
Segundo Voz de América, o PAICG e o PRS começaram a negociar este cenário nesta terça feira, depois de o Parlamento ter aprovado, com votos de 75 dos 102 deputados, uma petição a solicitar ao Presidente da República que exonere o novo primeiro-ministro Baciro Dja e nomeie um novo Chefe de Governo indicado pelo PAIGC.

Pelos vistos esta crise ainda tem longo percurso de chegar ao fim, pois fonte da Presidência da República garante que José Mário Vaz não irá recuar na sua decisão, tendo o Chefe de Estado pedido nesta terça-feira a diplomatas acreditados em Bissau e a militares, num encontro conjunto, que apoiem o novo Governo.

É de sublinhar que só PAIGC e PRS podem neste caso evitar eleições antecipadas, uma vez que se o governo de Baciro Djá nao contar com o aval dos dois, duas moções de censura contra o Executivo são suficientes para o país se preocupar de novo com outras eleições antecipadas 

O que já é um ciclo vicioso e ao que tudo nos provou não ser a solução para o país, pela infelicidade desagradável da politica e dos políticos.
Rispito.com, 26 de Agosto de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público