sábado, 21 de novembro de 2015

GUINÉ-BISSAU DISPÕE DORAVANTE DE DOCUMENTO DIASGNÓSTICO DA GOVERNÂNCIA AMBIENTAL  

Os deputados da nacão, diretores-gerais das instituciones públicas, governadores regiones e representantes das ONGs ambientáis do país  validaram este sábado, 21 de Novembro em Bissau, com unanimidades e com emendas o Documento Diagnostico da Governância Ambiental na Guiné-Bissau. 
O encontro foi presidido pelo Secretario de Estado da Juventude, Cultura e Desporto em representação do Secretário de Estado do Ambiente.   
Francisco Conduto de Pina disse esperar que os participantes façam do Atelier, um momento de reflexão e de engajamento sério perante os problemas expostos no documento, porquanto, exigem soluções céleres e duradouras com vista a melhor servir o país. 
O governante manifesta-se otimista que os participantes tudo farão para que a voz da Guiné-Bissau se fará sentir mais uma vez na senda das lides por um ambiente sã. Por isso, reitera o seu firme propósito em continuar a apoiar o processo que se reputa de extremamente valioso para as labutas de conservação ambiental, do desenvolvimento durável e do bem-estar das populações, que, aliás, são o garante do progresso.  
De Pina reconhece vários problemas se colocam aos guineenses no que à gestão dos recursos naturais nos diz respeito, daí se afigura importante que cada um se sinta dono dos recursos naturais da Guiné-Bissau. Igualmente, cabe aos guineenses refletirem sobre essas questões e, o presente Atelier oferece uma singela oportunidade de reflexão entre o hoje e o amanhã que só aos filhos e netos deste país pertencerá.
O membro do Governo relembrou os modelos de desenvolvimento pelos quais ditarão o futuro da Guiné-Bissau e exemplos de má gestão ambiental, maus modelos de adaptação aos fenómenos das alterações climáticas não faltam no mundo, porque são práticas que atentam contra a vida da Humanidade e a sua sobrevivência.
A cerimónia de encerramento dos trabalhos foi presidida pelo Inspetor-geral do Ambiente, Guilherme da Costa.
Rispito.com/Lai Baldé-Correspondente, 20/11/15

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público