segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Corrupção no aparelho da justiça «um dos males que afectam sistema judiciário guineense»

Basílio Sanca, bastonário da Ordem dos Advogados da Guiné-Bissau, considera que a administração judiciária guineense se degradou bastante nos últimos 15 anos com a corrupção generalizada em todo o sistema de justiça.

Essa degradação, segundo Basílio Sanca, levou os advogados a transformarem-se em «súbditos» dos magistrados e funcionários judiciais e a corrupção no aparelho da justiça é «um dos males que afectam o sistema judiciário guineense».

De acordo com o jornal O Democrata, o bastonário recordou ainda, relativamente aos tribunais de sectores, que alguns juízes continuam a operar no sector sem grau de licenciatura em direito, o que «afecta gravemente» a garantia do pleno acesso aos tribunais, assim como ao direito e à garantia de justo processo.

«Os tribunais nacionais continuam a enfrentar graves problemas da falta de condições de trabalho e de dignificação dos magistrados e funcionários judiciais. Por isso não existem dúvidas de que os desafios são imensos, que devem ser enfrentados num contexto de cooperação democrática com todos os membros do sistema judiciário e juristas, que conhecem e sentem os desafios da justiça nacional», frisou Basílio Sanca.
Rispito.com/Folha8,13-08-2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público