sexta-feira, 16 de setembro de 2016

Governo  lança programa para melhorar fornecimento de energia

O Governo da Guiné-Bissau lançou Programa de Melhoria do Fornecimento de Eletricidade à Cidade de Bissau (Paseb), um projeto que prevê resolver diversos problemas no fornecimento de energia à capital, anunciou o ministro da tutela.
O programa visa a construção de infraestruturas "que asseguram o fornecimento de eletricidade" sem falhas e com "maior eficiência", destacou Florentino Pereira, ministro da Energia.
A formação de quadros da EAGB, empresa pública de eletricidade, assim como a angariação de novos clientes e um aumento da capacidade da rede, fazem também parte dos planos.
O Paseb foi anunciado há um ano pelo Banco Africano para o Desenvolvimento (BAD), financiador do projeto.
No documento inclui-se a instalação de 30 quilómetros de uma linha de alta tensão em redor da capital guineense e a construção de três postos de transformação.
O financiamento total é de 16,7 milhões de euros: um empréstimo no valor de nove milhões de euros e uma doação do restante.
Atualmente, a maioria dos residentes na capital ainda não têm acesso à rede de energia e quem recebe está ligado a uma estrutura "fraca", em que "metade da eletricidade produzida se perde devido a infraestruturas obsoletas e ligações ilegais", descreveu o BAD.
Por outro lado, "receitas insuficientes e dificuldades financeiras tornam difícil à EAGB gerir e fazer a manutenção da rede", referiu ainda a nota do banco sobre o projeto.
Rispito.com/Lusa, 16-09-2016

Sem comentários:

Publicar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público