terça-feira, 22 de novembro de 2016

Umaro Sissoco Embaló elege educação como prioridade e promete pagar despesas da seleção para can 2017

O novo primeiro-ministro da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, afirmou nesta segunda-feira que a Educação constitui a prioridade do seu Governo e que vai trabalhar para o levantamento da greve de professores das escolas públicas. Naquela que foi a sua primeira iniciativa pública, Sissoco Embaló reuniu-se hoje com os presidentes dos dois sindicatos em greve, Sindeprof e Sinaprof, prometendo soluções para as reivindicações salariais.

O primeiro-ministro guineense acredita que nos próximos dias os dois sindicatos irão levantar a greve que decorre desde o início do ano letivo e de seguida irá desencadear ações a nível do Governo para “mudar o paradigma da Educação no país”.

“A Educação constitui a prioridade número um do meu Governo. Quero ver as crianças com os livros na mão”, disse Sissoco Embaló, sublinhando que o “problema da Guiné-Bissau reside na educação”, que considera ser de fraca qualidade. Laureano Pereira, presidente do Sindicato Democrático dos Professores (Sindeprof), disse acreditar que a greve possa ser levantada em breve, de acordo com as garantias do primeiro-ministro.

Quanto a seleção nacional, "DJURTUS", o novo primeiro-ministro terá dito ainda esta segunda-feira, em conversa com o presidente da Federação de Futebol, que o Governo irá assumir as despesas da participação do país na fase final da Taça das Nações Africanas de Futebol (CAN).
"O primeiro-ministro disse-me que o Governo vai arcar com todas as despesas da nossa seleção na CAN e quer inclusive levar adeptos e uma claque organizada, com músicos", relatou o presidente da Federação de Futebol, Manuel Nascimento Lopes.

A Guiné-Bissau participa pela primeira vez na CAN, a disputar em janeiro, no Gabão, mas a federação debate-se com dificuldades financeiras, ao ponto de os adeptos duvidarem da presença de forma condigna da seleção guineense na prova.

A federação tem agora que apresentar ao primeiro-ministro um orçamento detalhado, adiantou Nascimento Lopes.
Rispito.com/Lusa, 21-11-2106

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público