terça-feira, 18 de julho de 2017

Elie Kamano - Cantor contestatário de Alpha Condé detido em Conacri


Image result for elie kamano guinea conakry e alpha conde
O cantor de reggae da Guineé-Conacri, Elie Kamano, detido segunda-feira, em Conacri, por ter participado numa manifestação não autorizada contra o Presidente Alpha Condé, disse esta terça-feira, continuar sob custódia da Polícia, noticiou a AFP.
Image result for elie kamano guinea conakry e alpha condeElie Kamano e três dos seus companheiros foram detidos, em Matoto, periferia de Conacri, quando apelavam para uma marcha contra a mudança da Constituição, para permitir ao Presidente Alpha Condé a candidatar-se para um terceiro mandato.
Na ocasião, as forças da ordem usaram gás lacrimogéneo, para dispersar os manifestantes e deter os seus organizadores, dos quais Elie Kamano, que durante várias horas foi interrogado pela Polícia judiciária.
Após as audiências, foram postos sob custódia, com a alegação de participar em manifestação proibida, na via pública, indicou o seu advogado, Salifou Béavogui.

Muito critico contra o Presidente Alpha Condé, Elie Kamano, foi preso em 2014, por ofensa ao chefe do Estado, e voltou a ser detido, em Fevereiro de 2017, durante uma greve dos professores, por ter ameaçado, numa rádio local, apelar à uma manifestação, caso as aulas não retomassem.

Ao abrigo de um acordo assinado, em Outubro de 2016, no quadro do diálogo político nacional entre o poder, a oposição, a sociedade civil e os parceiros internacionais da Guiné, o país deveria organizar, e pela primeira vez, desde 2005, as eleições locais.

Mas, nenhuma data foi fixada para o pleito, e a oposição apela para uma marcha, em Conacri, a 02 de Agosto, para exigir o respeito dos referidos acordos.
Antigo opositor histórico, Alpha Condé tornou-se, em 2010, o primeiro presidente democraticamente eleito da Guiné Conacri, antes governado por regimes autoritários.
Rispito.com/AFP, 18-07-2017

1 comentário:

  1. Ele, o senhor Alpha Condé, quer tornar-se o pior político na historia daquela vizinha Guiné. É mesmo, um ditador para mediar...

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público