segunda-feira, 12 de março de 2018

Crianças abandonam escolas para seguir ritual de circuncisão

Image result for guine bissau Crianças abandonam escolas para seguir ritual de circuncisãoUm responsável da Associação de Amigos da Criança (AMIC) da Guiné-Bissau denunciou nesta segunda-feira que "centenas de crianças" do país estão a sair das escolas para realizar o ritual de circuncisão, sem que o Estado tome medidas.

Fernando Cá, administrador da AMIC, disse à Lusa que a sua organização tem conhecimento de "pelo menos duas barracas" (locais onde o ritual é feito, no mato) nos arredores de Bissau, juntando "centenas de crianças".

O dirigente não compreende o "silêncio das autoridades", quando se vê, disse, que as crianças estão a abandonar as escolas, num período crucial do ano lectivo, frisou.

"É olhar para esta situação com seriedade", afirmou Fernando Cá, lembrando que em anos anteriores o fanado [ritual de circuncisão] só podia ser organizado com autorização do Governo.

Fernando Cá considerou que por detrás do ritual há um negócio que é feito pelo "dono da barraca", o responsável pelo fanado, que cobra alguma soma em dinheiro por cada criança que é submetida à circuncisão.

"Sabemos que há donos das barracas que têm angariadores que aliciam as crianças para irem ao fanado", afirmou Fernando Cá.

Em 2017, um "dono da barraca" na região de Biombo, no interior, chegou a amealhar mais de 11 milhões de francos CFA (cerca de 7,2 mil euros), disse.

O dirigente da AMIC receia que, com a falta de controlo das autoridades, a prática esteja a acontecer "um pouco por todo país".

Fernando Cá observou que é a preciso que o Governo legisle sobre o período em que o ritual pode acontecer, para evitar que as crianças abandonem as escolas em pleno período escolar.

Cá apela para um envolvimento das autoridades "na problemática da circuncisão" como se viu com a questão da Excisão Genital Feminina (que é feita às raparigas), oficialmente criminalizada na Guiné-Bissau desde 2011.
Rispito.com/Lusa, 12-03-2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público