sexta-feira, 9 de março de 2018

Governo cria Fundo comum de apoio às eleições

O ministro das Finanças da Guiné-Bissau, João Fadiá, ordenou nesta sexta-feira, em Bissau, a criação de um Fundo de apoio à organização das eleições legislativas prevista para este ano.

"É um virar de página, queremos dar este sinal que, aliás, vem na sequência de outros esforços feitos no âmbito do Orçamento Geral do Estado de 2017, com o financiamento de todo o processo de actualização da cartografia eleitoral", afirmou o ministro.

O governante falava durante a assinatura do Projeto de Apoio à Organização das eleições legislativas de 2018.

"Mais adiante se houver mais condições, assumiremos a nossa responsabilidade, porque quem deve organizar e sustentar todo o processo eleitoral devem ser as autoridades do país, que têm o maior interesse", salientou.

O projecto de apoio foi assinado entre o Governo da Guiné-Bissau e o representante especial do secretário-geral da ONU para o país, Modibo Touré, que também representou a União Europeia.

Na cerimónia, Modibo Tourá sublinhou que a "participação na vida política é uma pedra angular da democracia, e uma forma fundamental dessa participação é a eleição dos seus representantes de forma livre, justa e transparente".

O projecto visa registar os eleitores de "forma fiável" para as legislativas de 2018 e a "realização de eleições transparentes e credíveis, organizadas de acordo com a legislação nacional e os padrões internacionais", refere, em comunicado, a representação da União Europeia, em Bissau.

Assistiram à assinatura do acordo o representante da União Africana em Bissau, Ovídeo Pequeno, bem como representantes do corpo diplomático.

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, ouviu recentemente os partidos políticos do país para decidir a data das próximas eleições legislativas, que devem acontecer até ao final de 2018.
Rispito.com/Angop, 09-03-2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público