segunda-feira, 16 de julho de 2018

Comunicação Social pública em greve

defaultTrabalhadores dos órgãos públicos de Comunicação Social exigem melhores salários e melhores condições laborais. Emissões de rádio e televisão foram suspensas. Segundo os sindicatos, nem há serviços mínimos.
Por causa da greve, a televisão pública da Guiné-Bissau (TGB) suspendeu a emissão. O jornal Nô Pintcha e a Agência Noticiosa da Guiné (ANG) pararam de escrever notícias, e a Radiodifusão Nacional (RDN) deixou de emitir.

Esta segunda-feira (16.07), na RDN, só estavam três funcionários e o diretor-geral, Abduramane Turé: "Esta é uma rádio que costuma trabalhar das 5h da manhã à meia-noite e hoje não pudemos sequer emitir os principais jornais e os programas habituais que os ouvintes gostam de acompanhar", afirmou Turé.

Os jornalistas e técnicos dos órgãos de Comunicação Social públicos estão em greve para reivindicar o cumprimento de alguns pontos do acordo a que chegaram com o Governo a 18 de setembro do ano passado. Pedem, por exemplo, a melhoria das condições salariais e dos equipamentos de trabalho.
Sindicatos: Com polícia, não há serviços mínimos

Julciano Baldé, porta-voz da comissão negocial dos sindicatos dos órgãos de Comunicação Social públicos, confirmou à DW África que a adesão à greve foi geral. Segundo Baldé, esta segunda-feira, não foram garantidos serviços mínimos porque o Governo colocou polícias no Centro Emissor do país, onde estão a rádio e a televisão nacionais, além de antenas de emissoras internacionais.

"Nós queríamos fazer serviços mínimos, mas dado o que assistimos no centro de emissoras em Nhacra, mudou tudo por completo", afirmou. "Segundo informações dos associados, o atual diretor colocou um grupo de polícias no centro a impedir que observassem a greve. Então, pedimos aos técnicos para abandonarem o local."

A DW África contactou o Governo guineense, mas o ministro da Comunicação Social manifestou-se indisponível para comentar o assunto. Os sindicatos dizem que o Governo ainda não os chamou para negociações.
Emissões internacionais também em risco?

A principal missão do atual Executivo é organizar as próximas eleições legislativas, marcadas para 18 de novembro, mas os governantes têm sido confrontados com uma onda de greves em vários setores: da função pública ao ensino público.

A greve dos órgãos públicos de Comunicação Social deverá prolongar-se até quarta-feira (18.07). Se a greve continuar e não forem garantidos serviços mínimos, as emissões de órgãos internacionais como a RFI, RDP e RTP África poderão deixar de ser captadas na Guiné-Bissau, porque o sinal destas emissoras parte do centro emissor de Nhacra.

O porta-voz da comissão negocial dos sindicatos, Julciano Baldé, sublinha que só serão garantidos serviços mínimos se as forças de segurança se retirarem do local.
Rispito.com/DW, 16-07-2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público