segunda-feira, 16 de julho de 2018

Guiné-Bissau remete para setembro apresentação de candidato à direção do IILP

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Guiné-Bissau, João Ribeiro, disse hoje que o seu país só irá apresentar em setembro o nome do candidato à direção executiva do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (IILP).
Infelizmente neste momento não podemos avançar com um nome. Vamos pedir a anuência ao Conselho de Ministros para, em setembro, à margem das Nações Unidas [assembleia-geral], podermos apresentar um candidato à altura", disse João Ribeiro.
O ministro guineense falava aos jornalistas, na cidade de Santa Maria, ilha do Sal, durante a pausa para almoço do Conselho de Ministros da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), durante o qual a Guiné Bissau deveria submeter para aprovação o nome do candidato à direção executiva do instituto.
João Ribeiro adiantou que a Guiné Bissau encara "a presença na CPLP com muita responsabilidade", lembrando alguns dos nomes que, em representação do país, exerceram cargos na organização, nomeadamente Domingos Simões Pereira (secretário-executivo) e Helder Vaz (diretor-geral).
"É nesta linha que queremos apresentar também um bom candidato para diretor executivo do IILP", sublinhou.
João Ribeiro disse ainda esperar que esta cimeira "possa testemunhar a proximidade entre os diferentes povos, com diferentes culturas, e que têm como língua comum o português".
"Esperamos também que possa haver uma dinâmica da mobilidade e que possamos apostar na cooperação económica", disse.
O Conselho de Ministros prossegue durante a tarde.
Rispito.com/DN, 16-07-2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público