Páginas

terça-feira, 18 de dezembro de 2018

Economista Carlos Lopes entre os africanos mais influentes em 2018

Guiné-Bissau: Economista Carlos Lopes entre os africanos mais influentes em 2018O economista e académico guineense, Carlos Lopes, figura, mais uma vez, entre as 100 (Cem) personalidades mais influentes de África em 2018, numa lista elaborada pela conceituada revista pan-africana também tida como a mais vendida do continente berço da humanidade, a ‘New African‘, fundada em 1966, na sua edição número – 588 de Dezembro deste ano.

“Estou honrado por ter chegado à nova lista Africana pelo quinto ano consecutivo. A New African é a revista pan-africana mais vendida. Este é o meu décimo reconhecimento do tipo por várias publicações importantes”, escreve Carlos Lopes. citado pleo O Democrataonline, na sua conta de facebook. Em 2013, Lopes tinha liderado o top desta mesma publicação.

Conforme a mesma fonte, Carlos Lopes nasceu em Canchungo, Região de Cacheu (norte da Guiné-Bissau), a 7 de Marçode 1960. Desempenhou anteriormente as funções de Coordenador residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) no Brasil. É Doutor em História pela Universidade de Paris 1/Panthéon-Sorbonne. Foi consultor da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciências e Cultura (UNESCO).

Integrou os quadros do PNUD em 1988 como economista do desenvolvimento. Em Novembrode 2005, foi nomeado Director dos Assuntos Políticos, Humanitários e de Manutenção da Paz no Gabinete do Secretário-Geral da ONU, na gestão de Koffi Annan. Foi Diretor Executivo da UNITAR e Sub-secretário Geral da ONU.

Foi Secretário Executivo da Comissão Económica das Nações Unidas para África (CEA), cargo que deixou recentemente. Faz parte de um grupo de quadros africanos selecionados pelo Presidente do Rwanda, Paul Kagami, para fazer reformas económicas na União Africana. É autor de numerosa bibliografia sobre questões de desenvolvimento e estudos africanos e lecionou em universidades e instituições académicas em Lisboa, Zurique, México, Uppsola.
Rispito.com/A Semana. 18-12-2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público