quarta-feira, 21 de abril de 2021

"Regresso de Domingos Simões Pereira inquieta as pessoas”, diz Muniro Conte

O Secretario Nacional para Comunicação do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde(PAIGC) disse que o regresso de Domingos Simões Pereira ao pais está a inquietar e perturbar as pessoas, ao ponto deste  ser atacado de várias formas e em diversas frentes.

Muniro Conte falava em conferência de imprensa, em reação do partido sobre o  que considera de “provocações e acusações” contra o Presidente do PAICG, Domingos Simões Pereira.

Um dos líderes co-fundadores do Partido da Renovação Social, Sori Djaló referiu-se terça-feira ao líder do PAIGC em jeito de acusação, por participação em alegada reunião secreta com o líder do PRS, Alberto Nambeia e alguns militares, na povoação de Patche Yalá, Norte da Guiné-Bissau.

Sori Djaló mais não disse sobre os motivos da alegada reunião secreta entre os dois líderes e com envolvimento de militares, proibidos, por lei ,de participar em actividades político-partidárias.

Muniro Conté sustenta que  “percebe-se, sem qualquer dúvida, que o regime contava impedir Simões Pereira de regressar ao pais fazendo ameaças e acusações baseadas em fabricações e montagens, intimidações e agressões”.

"Recorreram-se de tudo, incluindo expedientes grosseiramente orquestrados, como um suposto mandato de captura internacional, como forma de impedir o seu regressar ao país, após ficar muito tempo em Portugal. Depois de falhar todas as tentativas de impedir o seu regresso ao país, agora tiveram que virar seus expedientes para calúnia, instrumentalização étnica e religiosa e falsas acusações de pretensas tentativas de desestabilização, que, se pode existir, é do conhecimento e controlo exclusivo de quem as pronuncia”, disse Conté.

Em relação a uma eventual constituição de uma nova maioria parlamentar entre o PAIGC e o PRS, Muniro Conté responde que pode ser a preocupação das pessoas em relação à essa possibilidade de uma eventual maioria entre as duas formações políticas.

“Se pode existir uma aliança
constitucional, legal e legitimo neste momento no quadro politico, é entre o PAICG e o PRS, e não um acordo de comprar deputados para formar maioria”, sustentou Muniro Conté, secretário para a Comunicação do PAIGC
.ANG/MI/ÂC//SG

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público