sexta-feira, 4 de junho de 2021

MENSAGEM DE SUPRIANO CASSAMA

Excelência Senhora Presidente em exercício 
Senhores membros da mesa, 
Digníssimos deputados da nação Minhas senhoras e meus senhores. 

Perante as cenas tristes, lamentáveis e indignas de um Parlamento que assistirmos ontem na Assembleia Nacional Popular, não poderia deixar de enviar esta mensagem aos digníssimos deputados da nação e, por vosso intermédio, a todo o povo guineense. 

Não é razoável que, num momento em que o País e os guineenses esperam dos seus legítimos representantes uma postura com elevado sentido de estado, sobretudo quando estamos confrontados com uma crise social de enormes proporções, com aumento do custo de vida, paralisação nos sectores chaves do desenvolvimento (saúde e educação), greves ininterruptas decretadas pela Central Sindical e tantas outras situações candentes por resolver, ao invés dos digníssimos deputados da nação transmitirem um sinal de confiança, de esperança e trabalharem no sentido de junto do governo, aligeirarem o sacrifício que o povo guineense tem consentido, presenciamos todas aquelas cenas as quais me referi. Todos nós deveríamos estar preocupados com os acontecimentos de ontem, e somos obrigados a apresentar um pedido de desculpa ao povo guineense Senhores membros da mesa 

Digníssimos deputados da nação

Na democracia, as divergências de opinião e o debate de ideias são perfeitamente normais, e até salutar, mas o que não é normal e nem tolerável, é o uso de palavras menos apropriadas e ofensivas que acabam por minar a tão imprescindível discussão de projetos de sociedade de cada formação politica e, por conseguinte, com inegáveis prejuízos para o povo guineense. 

Compreendo e até encorajo o fervor na discussão de assuntos públicos, aliás, o parlamento é o centro nevrálgico do combate político, contudo tem que se desenrolar dentro dos limites prescritos na lei, obedecendo sempre os princípios da ética parlamentar, decoro e urbanidade.

Por isso, enquanto Presidente da ANP, casa do povo e da democracia, gostaria de alto e bom som manifestar o meu repúdio pela forma como decorreram os debates que resultaram nos excessos cometidos. Contudo, não quero com essa chamada de atenção desencorajar o debate, pelo contrário. 

A troca de ideias deve ter como escopo fundamental a defesa intransigente do interesse nacional, porque afinal de contas foi para isso que fomos eleitos Temos de prestar contas a esta sociedade, porque não podemos permitir que esta legislatura seja uma vez mais desperdiçada como a legislatura anterior. 

Apelo, por isso, à contenção verbal e sentido de responsabilidade de todos os deputados, sem exceção

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público