quarta-feira, 4 de agosto de 2021

Parlamento da Guiné-Bissau repudia ataque a Luís Vaz Martins

Em nota. Assembleia Nacional comunica que condena qualquer tentativa de imposição da lei da força.
"País não pode continuar a assistir à sucessão de atos atentatórios aos direitos, que semeiam o terror", diz comunicado.
O parlamento da Guiné-Bissau classificou na noite desta segunda-feira (02.08), em comunicado divulgado à imprensa, o ataque ocorrido sábado (31.07) contra o advogado e ativista Luís Vaz Martins como "revoltante" e "sintomático da crescente degradação do Estado" guineense.

"O país não pode continuar a assistir à sucessão de atos atentatórios aos direitos, liberdades e garantias dos cidadãos, que semeiam o terror, pânico e um generalizado sentimento de insegurança na população, sem tomar medidas adequadas para pôr cobro em definitivo a situações do género", pode ler-se no comunicado.

O documento, elaborado pela mesa da Assembleia Nacional Popular guineense, refere que o parlamento "condena" e "repudia" qualquer tentativa de imposição da "lei da força" na República da Guiné-Bissau.

"Barbárie e golpe"
A nota da Assembleia Nacional "considera vãs as investidas dessa natureza e assume a defesa intransigente dos valores e princípios democráticos que enformam o Estado de Direito democrático estabelecido na República da Guiné-Bissau", salienta o parlamento guineense.

Perante aquela "barbárie e golpe à construção de uma sociedade civilizada", a Assembleia Nacional Popular vai tomar "todas as diligências necessárias para descobrir a verdade material, intenção subjacente e exigirá responsabilização política e criminal de todos os implicados em mais esta deriva ignóbil".

Num comunicado o PAIGC também lamentou o incidente. O advogado e antigo presidente da Liga Guineense dos Direitos Humanos Luís Vaz Martins foi no sábado alvo de uma tentativa de assassínio, denunciada por aquela organização não-governamental.
Rispito.com/DW, 04/08/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público