segunda-feira, 8 de novembro de 2021

PJ não consegue localizar cerca de uma tonelada de droga que entrou no país

A Polícia Judiciária (PJ) da Guiné-Bissau sabe que entrou no país cerca de uma tonelada de droga, mas não consegue obter a localização precisa nem informações adicionais sobre o destino da droga. 

A PJ justifica a sua incapacidade com a falta de colaboração dos suspeitos envolvidos na operação de narcotráfico, entre os quais um militar que, conforme as informações da PJ, recusa colaborar. 

Cinco pessoas encontram-se detidas, um avião Air Bus A-340 está proibido de descolar há cerca de uma semana em Bissau, porque os serviços da Avião Civil receberam ordens a partida do aparelho, mas não avançam com qualquer informação suplementar que justifique a medida. 

Os quatro tripulantes do aparelho, supostamente de nacionalidade turca, abandonaram o país no próprio dia em que souberam que não podiam sair da Guiné-Bissau. 

O caso começou com uma denúncia, que a PJ da qual não revelou a origem. Posteriormente foram apreendidos 5 quilogramas de droga num veiculo. O dono do carro e os quatro ocupantes foram detidos, estando actualmente na Polícia Judiciária a responder a interrogatórios. Foi nesse momento que a PJ obteve a informação que cerca de uma tonelada de droga entrara no país. 

Durante o interrogatório a PJ apenas recolheu alguns indícios do local onde poderia estar a "mercadoria" e que apontavam que "provavelmente" ser na zona de Antula. 

Segundo foi possível apurar, o suposto responsável da introdução a droga na Guiné-Bissau depositara a "mercadoria" na casa de uma segunda pessoa, a fim de desviar a atenção de indivíduos que o seguiam. No entanto a droga terá sido "roubada" no local em que estava armazenada. 

A Polícia Judiciária teve conhecimento da operação quando os supostos narcotraficantes raptaram e espancaram o indivíduo que se responsabilizara de armazenar a "mercadoria", tentando por este meio obter a informação do paradeiro da droga, hipoteticamente roubada. 

Quando a PJ deslocou-se a casa do jovem raptado, a única informação que conseguiu obter foi que a droga tinha sido roubada quando o "fiel depositário" se ausentara da residência para efectuar um depósito no banco, e nesse momento a sua casa terá sido "invadida por um grupo de pessoas". 

No interrogatório, a PJ pode apurar que um militar e o filho de um influente empresário estavam envolvidos na operação. O filho do empresário, de apelido Sampaio, está detido na PJ e garante de não dispõe de informações suplementares. O militar, que terá facilitado a entrada da droga no país por via marítima, recusa colaborar. Explorando as imagens de uma câmara de vigilância instalada próximo da casa onde a droga estava armazenada, a PJ apenas pode compreender que a droga saiu da residência num transporte urbano, denominado "Toca-toca", assim como constatou a presença de dois homens armados.
Rispito.com/e-Global,  08/11/2021

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público