quarta-feira, 6 de abril de 2022

Central sindical critica "forma seletiva" de recenseamento de funcionários públicos guineenses

O secretário-geral adjunto da União Nacional de Trabalhadores da Guiné-Bissau (UNTG), Yasser Turé, criticou hoje a “forma seletiva” como o Governo está a conduzir um novo recenseamento de funcionários públicos e avisa que o processo poderá motivar reações.

Em conferência de imprensa, Turé, que é também porta-voz da maior central sindical guineense, referiu que a sua organização não concorda com a forma como decorre o recenseamento que o Governo lançou a semana passada e que vai decorrer durante seis meses.
“Cuidado. Cuidado, o espírito da nossa reivindicação durante um ano para que se fizesse um recenseamento de raiz de funcionários públicos é trazer a meritocracia e justiça, não seletividade ou parcialidade”, afirmou Turé.

Para o dirigente, a UNTG “sempre exigiu” ao Governo que se fizesse um recenseamento “de raiz e de verdade” para que se saiba quem são os funcionários públicos que recebem os milhões de francos CFA que são gastos mensalmente nos salários, referiu.
“Estamos a assistir ao que se passa na Função Pública com este recenseamento seletivo que o Governo está a fazer. Queremos chamar a atenção do Governo: se voltarmos a sair à rua, ninguém nos vai parar desta vez”, sublinhou Yasser Turé, referindo-se às greves, vigílias e manifestações de rua realizadas em 2021.

O dirigente da UNTG afirmou que a sua organização tem recebido denúncias dos seus associados em como o processo de recenseamento poderá ser “um canal” para que os partidos coloquem na Função Pública os seus militantes.

Yasser Turé recorreu a um ditado popular para sublinhar as reticências da UNTG em relação ao recenseamento dos funcionários públicos: “A nossa filosofia é no sentido de defender que tudo o que se faz em nosso favor sem a nossa presença, sem o nosso envolvimento é contra nós”, notou.

Turé defendeu que a UNTG não foi envolvida pelo Governo no processo do recenseamento.

O sindicalista notou, contudo, que a UNTG não é contra o recenseamento de funcionários e advertiu que é uma das reformas que a Guiné-Bissau “tem de fazer para se desenvolver” e também cumprir com os critérios de convergência no âmbito da União Económica e Monetária da África Ocidental (UEMOA).
“O critério da UEMOA é ter sete funcionários públicos por cada mil habitantes. Atualmente estamos acima de 20 por cada mil habitantes. Nem era preciso que a UNTG dissesse algo contra isso. É obvio que essa reforma é necessária e urgente”, notou Yasser Turé.

O secretário-geral adjunto da UNTG referiu que o próprio ministro da Função Pública guineense, Cirilo Djaló defendeu, recentemente, que o país não pode continuar a suportar a atual massa salarial, que disse estar 35% acima das receitas fiscais.
Lusa, 06/04/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público