quarta-feira, 13 de julho de 2022

PAIGC espera a “breve trecho” decisão judicial para realizar congresso

O presidente do Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde, Domingos Simões Pereira, disse hoje esperar a “breve trecho” uma decisão judicial para realizar o congresso, garantindo que o partido está preparado para as legislativas.

“Como sabe é uma questão que está a nível dos circuitos judicias. Nós acreditamos que ultrapassado o impasse que havia em relação à constituição do Tribunal de Relação esperemos que a breve trecho se possam pronunciar, esperemos que não haja outras motivações contrárias a isso”, afirmou Domingos Simões Pereira.

O presidente do PAIGC falava aos jornalistas após ter apresentado na embaixada de Angola, em Bissau, as condolências pela morte do ex-presidente angolano José Eduardo dos Santos.

“O que posso garantir é que o PAIGC está preparado para o dia e o momento que estão convocados para as eleições poder participar plenamente. Se por essa via houver dificuldades, o PAIGC tem instrumentos internos para contornar todas essas dificuldades”, declarou, precisando que se esses instrumentos internos forem acionados a opinião pública será informada.

“O que quero dizer é que todos os militantes do PAIGC devem estar tranquilos que a direção está a fazer o trabalho que é necessário para que chegado o momento o PAIGC esteja em condições de participar em igualdade de circunstâncias com todas as forças políticas”, acrescentou Domingos Simões Pereira.

O PAIGC deveria ter realizado o seu congresso em fevereiro, mas foi adiado devido às restrições sanitárias impostas pelo Governo para combater a pandemia de covid-19.

O partido adiou o congresso para decorrer entre 10 e 13 de março, mas não foi novamente realizado devido a uma providência cautelar imposta por um militante no tribunal.

O tribunal não deu provimento à providência cautelar imposto pelo militante, que acabou por recorrer ao Tribunal de Relação, que até hoje não tomou uma decisão.

O PAIGC acabou por remarcar a abertura do congresso para 19 de março, mas um dia antes do seu início, as forças de segurança invadiram a sede do partido, disparando gás lacrimogéneo, enquanto decorria uma reunião do comité central, alegando o cumprimento de ordem judicial que mandava suspender a realização do congresso.
Rispito.com/Lusa, 13/07/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público