terça-feira, 23 de agosto de 2022

Oficiais de justiça da Guiné-Bissau denunciam 11 meses de salários em atraso

Mais de uma centena de oficiais de justiça da Guiné-Bissau realizaram hoje uma vigília em Bissau para denunciar e exigir o pagamento de 11 meses de salário em atraso.

O grupo realizou a vigília diante do Ministério das Finanças, tendo sido recebido pelo ministro das Finanças, Ilídio Vieira Té, que lhes disse que o Governo está a tentar resolver a situação, embora “com muitas dificuldades”, relatou o porta-voz do grupo, Upa Júnior.

O ministro referiu aos manifestantes que a sua situação “é complicada” tendo em conta um despacho do primeiro-ministro, Nuno Nabiam, que proíbe o pagamento de salários retroativos aos funcionários públicos, indicou o mesmo representante dos oficiais de justiça.

O responsável dos oficiais de justiça rejeitou as explicações do ministro, lembrando que aquela determinação do primeiro-ministro abriu algumas exceções ao abrigo da qual os professores e médicos recém-contratados receberam salários, alguns com retroativos, disse.

“Entrámos [para a Função Pública] através de um concurso público em 2019, começámos a trabalhar em 2021, desde lá até hoje não recebemos salário”, observou Upa Júnior.

Na semana passada o grupo manifestou-se diante do Ministério das Finanças e hoje voltou a realizar uma vigília. Se a situação não for resolvida nas próximas semanas, a ação será estendida ao Palácio do Governo e se for preciso ao Palácio da República, notou o responsável.

“A nossa situação é triste. Estamos a lidar com processos de avultadas somas em dinheiro quando se sabe que temos vários meses de salários em atraso”, salientou Upa Júnior.

O porta-voz dos oficiais de justiça indicou que a classe não está a pedir favores ao Estado, apenas pede que lhe seja pago pelos serviços que presta à justiça e adiantou que alguns colegas já estão a receber ameaças de despejos nas casas arrendadas por falta de pagamento.

Upa Júnior destacou que a situação dos oficiais de justiça “é ainda mais triste” quando se sabe, disse, que a classe está vedada por lei a outros serviços remunerados.
Rispito.com/Lusa, 23/08/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público