terça-feira, 20 de setembro de 2022

Madem G-15 realiza congresso no final do mês com olhos na governação da Guiné-Bissau

O Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-15) da Guiné-Bissau realiza o seu segundo congresso ordinário entre 30 de setembro e 02 de outubro com 2.515 delegados, disse hoje à Lusa o porta-voz da reunião magna, Queba Djaita. O congresso terá lugar na localidade de Gardete, arredores de Bissau.

Segundo o porta-voz do congresso, Braima Camará, atual coordenador nacional do Madem G-15, "é, até ao momento, único candidato" à liderança do partido que nas últimas eleições legislativas, em 2019, ficou em segundo lugar na votação.

"O lema do congresso é consolidar o partido, promover a unidade nacional e desenvolver a Guiné-Bissau", observou Djaita, que acredita na vitória do Madem G-15 nas próximas eleições legislativas antecipadas, marcadas para 18 de dezembro.

O porta-voz do congresso afirmou que a "vitória eleitoral é possível" com base no "percurso histórico" do partido fundado em 2018, por dissidentes do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC).

"O partido participou pela primeira vez em eleições legislativas e ficou em segundo lugar, depois concorreu às eleições presidenciais, com o seu candidato, Umaro Sissoco Embaló, atual Presidente da República", sublinhou Queba Djaita.

Nas eleições legislativas de 2019, o Madem G-15 alcançou 27 dos 102 deputados que compõem a Assembleia Nacional Popular (ANP, parlamento guineense) e atualmente faz parte de uma coligação que governa a Guiné-Bissau.

Queba Djaita defendeu que nas próximas eleições de dezembro, que o partido espera venham a ter lugar na data marcada pelo chefe de Estado, o Madem G-15 "sairá vencedor" por ter "um programa credível e projetos promissores" para desenvolver a Guiné-Bissau.

O partido realiza hoje a conferência para a escolha de delegados do Setor Autónomo de Bissau, depois de ter feito o mesmo processo nas regiões do interior do país.
FONTE: LUSA

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público