segunda-feira, 21 de novembro de 2022

FMI termina hoje missão na Guiné-Bissau que pode levar a assinatura de programa financeiro

O Fundo Monetário Internacional (FMI) termina hoje uma missão na Guiné-Bissau que pode levar à assinatura em janeiro de um programa financeiro com o país no valor de 37 milhões de dólares.

A missão do FMI teve início no passado dia 08 com contactos com as autoridades da Guiné-Bissau para analisar a situação económica e as condições para negociar um programa financeiro.

A primeira parte da missão realizou-se de forma virtual e a segunda parte, presencial, teve início em 14 de novembro.

Em declarações na quinta-feira, após um encontro com o chefe de Estado, Umaro Sissoco Embaló, o chefe da missão, José Gijon, disse que o objetivo da visita do FMI é a negociação de um programa financeiro com a Guiné-Bissau para os próximos anos.

Segundo o primeiro-ministro guineense, Nuno Gomes Nabiam, o Governo tem implementado esforços de “gestão rigorosa dos fundos públicos, na disciplina orçamental e na contenção ponderada das despesas, bem como nas medidas de controlo e transparência na execução orçamental”.

Mas, salientou o primeiro-ministro, as medidas de austeridade “visam criar um quadro propício para que o FMI e o Governo guineense possam efetivamente fechar em janeiro de 2023 um programa financeiro, que vai permitir ao país receber uma injeção de capital para financiar a economia e vários projetos de desenvolvimento”.

O programa financeiro deverá ser assinado em janeiro de 2023 e terá o valor de 37 milhões de dólares (35,7 milhões de euros), a ser desembolsado durante os próximos três anos.

O FMI anunciou em junho que iria retomar brevemente a assistência financeira à Guiné-Bissau no âmbito da Facilidade de Crédito Alargado e destacou no âmbito das consultas do artigo IV que a gestão orçamental sustentável é uma “prioridade” e que a consolidação orçamental deve continuar em 2022 para “conter o elevado risco” de aumento da dívida pública.

No mais recente relatório sobre as Previsões Económicas Mundiais, divulgado em outubro, o FMI prevê para 2022 na Guiné-Bissau um crescimento económico de 3,8% e de 4,5% em 2023.
Rispito.com/Lusa, 21/11/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público