terça-feira, 24 de janeiro de 2023

Bissau acolhe 48ª sessão de reunião de Conselho de Ministros da OMVG

Bissau vai acolher, brevemente, os trabalhos da 48ª sessão de reunião de Conselho de Ministros da Organização para Valorização do Rio Gâmbia (OMVG).
Para o efeito, decorre entre hoje e o próximo dia 27, uma reunião técnica preparatória dessa reunião de Conselho de Ministros.
imagem ilustrativo


Ao presidir a reunião preparatória,esta segunda-feira, o Secretário-geral do ministério dos Recursos Naturais, Julião Agostinho Combem reafirmou o comprimisso do governo em relação aos ideais da cooperação sub regional e da integração na organização.

Julião Agostinho Combem disse que os trabalhos da reunião de hoje permitirão encontrar soluções coerentes com vista a ultrapassar os desafios de implementação do projeto da Organização para Valorização do Rio Gâmbia (OMVG), designadamente a interconexão do projeto elétrica da Organização entre quatro países.

Garantiu o empenho das autoridades nacionais para se supurar os obstáculos relativos a indemnização das pessoas afectadas pelo projeto.

Salientou que o país aguarda a chegada da eletricidade de Kaleta, assim como a de Samba Galo, cujos os trabalhos estão em curso.

“Isso irá reduzir drasticamente, a fatura do consumo, e assegurar o fornecimente da corrente elétrica à todo o país”, disse.

“ À luz dos pontos inscritos para esta reunião e tendo en conta os resultados esperados estamos convencidos de que os projetos da OMVG terão uma boa dinâmica na sua implementação, e peço aos presentes a darem as suas contribuições de forma significativa para o sucesso do trabalho”, exortou Julião Agostinho Combem.

O Alto Comissariado da Orgaização para Valorização do Rio Ganbia (OMVG) Lansana Fofana dirigiu as boas vindas aos participantes e agradeceu ao Presidente Sissoco Embaló, ao Primeiro-ministro, Nuno Nabiam e ao povo guinense pela acolhimento e hospitalidade reservados às diferentes delegações.

“Esta reunião de técnicos permitirá de um lado a aprovação do programa de atividade anual e por outro, o orçamento de funcionamento do alto comissariado para 2023, e ainda a estratégia para finalização rápida dos trabalhos restantes da interconexão elétrica entre os nossos países, do projeto de energia da OMVG”, disse.

Fofana referiu que 2022 registou avancos significativos dos trabalhos, nomeadamente a instalação de vários postos e linhas de interconexão elétrica nos países baneficiários do projeto, e a assinatura de contratos entre empresas de exploração de eletricidade nesses países.

Coodenador da Celula Nacional da OMVG Vicente Có reiterou que os trabalhos do projeto estão muito avançado, faltando conectar Saltinho com Bissau e Quebo, para se transportar a corrente elétrica para o Sul do país.

Relativamente a construção da linha, disse que faltam 20 por cento para conclusão dos trabalhos, mas que até Abril os trabalhos poderão ser concluídos.

Em relação aos bloqueios disse que ainda estão por resolver algumas questões relacionadas a indemnização das pessoas cujos bens foram afetados pelo projeto.

Trata-se de um projeto de interconexão elétrica entre Gâmbia, Guiné-Bissau, República da Guiné e Senegal, países membros da OMVG
Rispito.com/ANG

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público