quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

PRESIDENTE DA REPÚBLICA AFIRMA QUE 2º MANDATO NÃO É SUA PRIORIDADE

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, afirmou na quarta-feira, 4 de janeiro de 2023, que um segundo mandato não é sua prioridade, mas sim, trabalhar para deixar um legado que dignifique o país e os guineenses.

O chefe de Estado fez essa afirmação no balanço do seu desempenho durante 2022, no qual defendeu que um dos seus desafios é que o seu sucessor seja um Presidente mais jovem do que ele.

Umaro Sissoco Embaló considerou os raptos e espancamentos ocorridos na Guiné-Bissau como casos isolados, tendo assegurado que vai continuar a trabalhar para diminuir o fenómeno no país.

“Nos Estados Unidos da América, existem também casos isolados. Apenas na Guiné-Bissau esses assuntos são encarados como bicho de sete cabeças. O Presidente Nino Vieira foi assassinado na sua residência, mas até ao momento ninguém foi responsabilizado. Fui atacado no palácio do governo e 12 pessoas foram mortas. Se tudo isso aconteceu neste país, nada mais pode constituir novidade”, disse.

O Presidente da República anunciou a construção de infraestruturas nas regiões, nomeadamente hospitais de referência e liceus de grande dimensão, a construção de 115 quilómetros de estradas e disse que para execução de alguns projetos já identificados o país mobilizou 300 milhões de dólares.

Sissoco Embaló anunciou igualmente que em 2023 o país poderá receber 10 médicos especialistas senegaleses para apoiar na especialização de médicos nacionais, bem como a vinda de técnicos da Turquia para fazer drenagem do porto de Bissau.

No plano externo, Embaló realçou o reposicionamento do país no concerto das nações nas organizações sub-regionais, regionais e internacionais.

Defendeu que o Estado deve trabalhar para garantir a segurança aos cidadãos, razão pela qual vai continuar a lutar contra a corrupção e trabalhar em consonância com o governo para melhorar o quadro de preços dos produtos da primeira necessidade no mercado.

Apesar de enfatizar alguns ganhos conseguidos pela Guiné-Bissau, Sissoco Embaló lamentou que os guineenses tenham perdido a autoestima.

Questionado sobre a situação de Aristides Gomes, o chefe de Estado assegurou que politicamente o antigo primeiro-ministro nunca será preso.

“Não há nenhuma tentativa de perseguição contra o cidadão Aristides Gomes. Se tiver que responder à justiça, deve fazê-lo. Mas a justiça deve apresentar provas contra ele”, afirmou.

Relativamente à situação à volta do parque Mbatonha, Umaro Sissoco Embaló pediu às partes ou protagonistas dessa situação para não politizarem o caso, porque “não é um desígnio nacional”, tendo assegurado que está em curso uma investigação sobre o financiamento de 400 mil euros da União Europeia.

“O interesse nacional sobrepõe-se ao interesse ambiental”, disse Sissoco Embaló, alertando que haverá consequências contra quem tentar desafiar as autoridades.

“As autoridades vão usar todos os meios adequados para repor a ordem. Ninguém tem o direito de criar a desordem, mesmo que fosse ser construída uma Igreja aí, porque é de interesse público”, salientou.
Rispito.com/O Democrata, 05/01/2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público