quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

 Advogado anuncia recurso ao Tribunal Africano de Direitos Humanos para reverter a situação

O advogado do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo-Verde(PAIGC), Carlos Pinto Pereira afirmou hoje que dentro de dias vão apresentar uma ação junto ao Tribunal Africano dos Direitos dos Homens sobre o impedimento, mais uma vez, de viagem ao cidadão Domingos Simões Pereira pelas autoridades nacionais.

Pinto Pereira fez estas declarações em entrevista exclusiva a ANG, e diz que vão recorrer a justiça no exterior para fazer apreciar o que diz ser “violação sistematica de direito do cidadão e Presidente do PAIGC, Domingos Simões Pereira”, de poder viajar livremente, uma vez que já esgotaram todos os meios internos .

Pereira disse que, o que está em causa, é o cumprimento de uma decisão judicial que está acima de todos e que todos devem respeitar, mas que “ infelizmente não está a ser o caso”.

“Existem duas decisões da justiça tomadas pelo Tribunal da Relação, que é o orgão competente e as mesmas decisões transitaram em julgado, mas foi criado o que chamaram de “incidente de inconstitucionalidade” feito pelo anterior Procurador-Geral da República, Bacar Biai que suspende a anterior decisão judicial .

Segundo o advogado, não é correcto tal “incidente de inconstitucionalidade por não ter sido feito por um juíz e Carlos Pinto Pereira alega que a antiga decisão que concede liberdade de viagem ao seu constituinte só pode ser alterado por uma outra decisão de juíz, mas que as autoridades nacionais entenderam o contrário.

“Estamos a falar de uma questão de direitos fundamentais, libertade de circulação que está consagrado, de fato, na nossa Constituição e nas demais leis, e a decisão judicial o diz claramente que Domingos Simões Pereira é livre de circular dentro e fora do país, mas enfim as autoridades recusaram pura e simplesmente cumprir a decisão judicial, apesar de até agora não existir outra decisão judicial que diz o contrário”,sustentou Pinto Pereira.

Questionado sobre o paradeiro do seu outro cliente o ex-Primeiro-ministro, Aristides Gomes o advogado limitou-se a confirmar que este está no país refugiado num lugar que não pode identificar.

Na semana passada, o lider dos libertadores foi impedido pelas autoridades de viajar para o estrangeiro, mais uma vez. Domingos Simões Pereira deveria estar em Lisboa para receber o diploma de formação em Doutoramento em Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade Católica. 
Rispito/ANG, 08-02-2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público