sexta-feira, 17 de fevereiro de 2023

Má qualidade do ensino é principal obstáculo ao desenvolvimento económico da Guiné-Bissau

 
A falta de mão-de-obra qualificada e fraco capital humano, devido à má qualidade do ensino, são dos maiores constrangimentos ao desenvolvimento económico da Guiné-Bissau, segundo um relatório do Banco Mundial, hoje divulgado.

“A má qualidade do ensino e a falta de acesso à educação têm conduzido a uma séria escassez de mão-de-obra qualificada”, lê-se no relatório com os novos dados económicos do país.

Segundo o Banco Mundial, a taxa de alfabetização dos adultos é de cerca de 57% e a “escolarização primária universal ainda está longe de ser uma realidade”.

“Cerca de 21% das crianças entre os 6 e 11 anos de idade nunca frequentaram a escola devido a barreiras socioculturais, económicas e geográficas” e as taxas de abandono escolar são mais elevadas entre as crianças mais pobres, refere o relatório.

O Banco Mundial salienta que as dificuldades de acesso e qualidade da educação revelam que as crianças não estão a “dominar as competências de literacia e numeracia” e “evidenciaram um fraco desempenho em português e matemática”.

Outro problema apontado no relatório é a “baixa qualificação do pessoal docente”.

“Apenas uma pequena parte dos professores tem os conhecimentos e as competências pedagógicas necessárias para ensinar eficazmente” e mais de 90% não conseguem responder corretamente a perguntas em matemática e português.

Para o Banco Mundial, é “urgente” dar prioridade à educação.

“O capital humano é um motor chave da produtividade laboral e do crescimento inclusivo e também um pilar importante da coesão social e da confiança nas instituições. Contudo, o insuficiente investimento em capital humano, provocado por sistemas fracos e ineficientes e a instabilidade política têm resultado em greves frequentes e perturbações nos serviços de educação”, aponta o documento.

O Banco Mundial adverte também que é preciso investir na igualdade de género no país, porque os custos económicos da desigualdade “é muito grande”.

“As perdas de riqueza do capital humano na Guiné-Bissau devido à desigualdade de género nos rendimentos poderiam atingir até 5,6 mil milhões de dólares [5,2 mil milhões de euros], de acordo com dados de 2018”, estima o relatório.
Fevereiro, 17-02-2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público