quarta-feira, 31 de janeiro de 2024

PR QUER ELEIÇÕES LEGISLATIVAS ANTES DO FIM DE MARÇO

O Presidente da República, Umaro Sissoco Embaló, quer que as eleições legislativas antecipa- das aconteçam antes de 31 de Março do ano em curso.

A intenção do Chefe de Estado foi transmitida esta quarta-feira, 31.01, pelo Presidente interino da Comissão Nacional de Eleições (CNE), N'Pabi Cabi, à saída de audiência com Sissoco Embaló.
"A ideia do Presidente da República é de marcar eleições a curto prazo, ou seja daqui a 31 de Março do ano em curso", precisou Cabi, acrescentando ter realçado ao Presidente da República que "o Governo precisa ter meios financeiros para fazer face às diferentes situações, caso contrá- rio será difícil" realizar as eleições até ao final de Março.

O Presidente Interino da CNE apontou, por outro lado, a necessidade da "actualização do Ca- derno Eleitoral, como um problema para a realização das eleições a curto prazo".
"Os cidadãos guineenses que acabaram de completar 18 anos têm o direito de exercer os seus deveres cívicos. Por isso, decidimos que a actualização será feita anualmente, a partir do mês de Janeiro a Março, de modo a facilitar o processo", disse N'Pabi Cabi.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, dissolveu o Parlamento a 4 de Dezembro de 2023, antes de completar um ano de funcionamento, contrariando o que estabelece a Constitui- ção da República. Segundo ainda a Lei Magna, as eleições antecipadas devem ocorrer 90 dias após a dissolução da Assembleia Nacional Popular (ANP).

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público