OS FIEIS A BRAIMA CAMARA CONTINUAM SEREM AFASTADOS
Desavindo com partidos que o apoiaram a chegar o poder, o Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, avança com uma remodelação Governamental.
O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, efectuou esta terça-feira, 20, uma remodelação Governamental, em que o maior destaque vai para a nomeação dos seus Conselheiros.
Exonerado da Presidência da República, na qualidade de Conselheiro Especial, Aristides Ocante da Silva é o novo Ministro da Administração Territorial e do Poder Local, substituindo do cargo, Marciano Silva Barbeiro, que passa a exercer o cargo do Ministro dos Transportes, Telecomunicações e Economia Digital, cujo titular, José Carlos Esteves passou a assumir as funções do Ministro das Obras Públicas, Habitação e Urbanismo, cargo que era exercido por Fidélis Forbs, um dos próximos do líder do MADEM-G15, exonerado no passado dia 5 de Agosto.
Para o Ministério da Defesa, Umaro Sissoco Embaló, escolheu Dionísio Cabi, um dos destacados
dirigentes do PRS, que faz parte da ala dos "inconformados" com a Direção de Fernando Dias, enquanto para o Ministério da Comunicação Social, a confiança recaiu sobre o advogado Florentino Fernando Dias, substituindo do cargo, a veterana do sector, Maria da Conceição Évora, que agora exerce as funções de Ministra da Cultura, Juventude e dos Desportos.
O Ministério da Energia passa também a ter um novo titular. Trata-se de José Carlos Varela Casimiro, até aqui Conselheiro do Presidente da República para a área económica. A Saúde, que es- tava sem um titular, também um novo responsável, Pedro Tipote, um quadro dos Portos da Guiné-Bissau e atual Secretário-geral do PRS dos "inconformados", liderado por Feliz Nandunguê.
Aly Hijazy, um dos dirigentes do PAIGC, foi exonerado do Ministério da Administração Pública, Reforma Administrativa, Emprego, Formação Profissional e Segurança Social para assumir o Ministério dos Combatentes da Liberdade da Pátria, funções que eram exercidas por Augusto Nhaga, alto dirigente da Resistência da Guiné-Bissau - Movimento Bå-fata, partido aliado de Umaro Sissoco Embaló. O Presidente confiou também o Ministério da Administração Pública, Reforma Ad- ministrativa, Emprego, Formação Profissional e Segurança Social a Mónica Buaró da Costa, até aqui Secretária de Estado do Plano e Integração Regional, cargo que passou a ser exercido por Abass Embaló.
No Ministério dos Negócios Estrangeiros, o Presidente guineense, não poupou os Secretários de Estado das Comunidades e o da Cooperação Internacional. Nancy Raisa da Silva Alves Cardoso, do partido Luz, que foi exonerada do cargo de Secretária de Estado da Cooperação Internacional, passando a ocupar as funções de Secretária de Estado da Cultura, uma pasta criada na nova orgânica governamental.
Nelson Pereira é, por sua vez, o novo Secretário de Estado das Comunidades, substituindo, assim, do cargo, Cipriano Mendes Pereira, um dos dirigentes do MADEM-G15 próximo do Coordenador Nacional, Braima Camará.
As nomeações não pararam por aqui. Maimuna Baldé é incumbida a Secretaria de Estado da Gestão Hospitalar e Fernando Henrique Vaz Mendes chamado para gerir a pasta da Secretaria de Estado da Reforma Administrativa, o líder do Partido Luz e antigo ativista cívico, Lesmes Mutna Freire Monteiro é o novo Secretário de Estado da Juventude.
Por fim, Umaro Sissoco Embaló nomeou o Tenente-General, Sandji Fati, como o novo Chefe da Casa Civil da Presidência da República, e exonerou António Óscar Barbosa do cargo de ConseIheiro e Porta-Voz do Presidente da República.
A presente remodelação Governamental, antecedida de muitas demissões, aconteceu, justamente, oito meses após a nomeação do atual Primeiro-ministro, Rui Duarte Barros, a 20 de Dezembro.
e-Global
Sem comentários:
Enviar um comentário
ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público