segunda-feira, 9 de setembro de 2024

AVIÃO DE DROGA APREENDIDO NO AEROPORTO DE BISSAU

A Polícia Judiciária guineense apreendeu neste sábado, 7 de Setembro, um avião com 2.633,1 kg de cocaína no Aeroporto Internacional Osvaldo Vieira.

O Diretor do Centro de Operação de Polícia Judiciária Correia Quitole disse ter informações de que "deveriam aterrar dois aviões. Mais tarde informaram que mudaram a rota, mas surpreendentemente aterrou esta aeronave".

De acordo com a PJ, foram detidos cinco tripulantes de nacionalidades diferentes. Dois mexicanos, um equatoriano, um brasileiro e um colombiano.

Segundo as autoridades guineenses, os tripulantes do avião Gulfstream IV, com a matrícula mexicana XA-SBT, proveniente da Venezuela, hesitaram em desviar a rota para a capital maliana, Bamaco, acabando por optar por aterrar em Bissau.

Baptizada "Operação Landing", esta operação de combate ao tráfico internacional de estupefacientes foi realizada em estreita cooperação com a Drug Enforcement Administration (DEA) dos Estados Unidos e o Maritime Analysis and Operations Centre - Narcotics (MAOC-N). A nível nacional, a PJ contou com a colaboração da Guarda Nacional, da Polícia da Ordem Pública e do SIS, que prestaram apoio operacional e que resultou na maior apreensão de droga na Guiné-Bissau desde o início de 2024.

Os cinco detidos serão apresentados esta segunda-feira, 9 de Setembro, ao Ministério Público, junto à Vara Crime do Tribunal Regional de Bissau, para o primeiro interrogatório judicial e a subsequente aplicação de medidas de coação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público