segunda-feira, 11 de março de 2013

Ministério Público da Guiné-Bissau procura "rasto" de 9 ME no Banco da África Ocidental

O Ministério Público da Guiné-Bissau está a investigar o Banco da África Ocidental (BAO) em Bissau, no âmbito de um caso que envolve 9,1 milhões de euros, que a Procuradoria diz terem desaparecido.
Fonte do Ministério Público confirmou à Lusa que estão a ser feitas investigações no banco por causa do dinheiro, que terá sido disponibilizado por Angola a favor do Governo guineense mas que não terá entrado nos cofres do Estado.
"Precisamos de saber se a totalidade do dinheiro ou parte deu entrada no BAO, ou se ficou algum retido no Montepio", banco através do qual o dinheiro teria entrado na Guiné-Bissau, disse a fonte.
A fonte acrescentou que o natural seria o dinheiro ter entrado na Guiné-Bissau via BECEAO, Banco Central dos Estados da África Ocidental, o que não aconteceu. "Pode haver um caso de abuso de poder, ou branqueamento de capitais", disse a fonte.
Um caso que fez com que no mês passado, o antigo ministro das Finanças da Guiné-Bissau José Mário Vaz ser ouvido pelo Ministério Público e chegou a estar detido três dias no âmbito da investigação ao paradeiro desse dinheiro. Está proibido de sair do país sem autorização.
Embora os membros do Banco em causa terem desmentido que haja qualquer apreensão de documentos bancários, mas as autoridades judiciais garantem que a busca continua.
Lusa - 11 de Março de 2013

1 comentário:

  1. Arnaldo Djú , Portugal12 de março de 2013 às 12:57

    Mais outra caça as bruxas da nossa praça Bissau-Guineense.
    Eu pessoalmente sou de opinião de que os responsáveis políticos,dirigentes,governantes ou gestores de coisas/bens publicas duma forma duvidosa devem e podem ser investigados dentro dos parâmetros legais.
    Mas o que temos assistido nos últimos meses da actuação do PGR,na pessoa do senhor Mané,parece me que ele esta em função das outras pessoas que todos nós conhecemos infelizmente.
    Senhor Mané,será que o caso de Pansau Intchama não te disse nada? Não merece ser investigado?
    Senhor Mané,será que os assassinatos dos nossos irmãos FELUPES duma forma barbárie não te disse nada? Não merecem ser investigado?
    Senhor Mané,será que os milhões ou biliões de FCA guardados na casa do super ministro Fernando Vaz não te disse nada? Não merece ser investigado?
    Senhor Mané,será que a denuncia do presidente da ANP sobre o Governo não te disse nada? Não merece ser investigado?
    Senhor Mané,já esqueceste dos casos dos nossos irmãos assassinatos em que o senhor foi a voz critica/protesto?Por exemplo: casos dos senhores:Roberto Cacheu,Nicandro Barreto,Bass Dabo,Helder Proença,General Nino Vieira e o Tagme Na Waie?
    Senhor Mané,não foste tu que organizavas manifestações a pedir JUSTIÇA? e agora? Afinal onde esta as honestidades das pessoas?
    Que haja paciência para te aturar.
    És uma desilusão ao povo Guineenses.

    Nha mantenhas

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público