QUEM SOMOS


WWW.RISPITO.COM

É um espaço de informação, de notícias, de opiniões e de analises escritas, sempre preocupado com a situação da Guiné-Bissau. Apoiado na ação de respeito, o que no crioulo da Guiné-Bissau se pronuncia de "RISPITO" como principal "arma de luta" contra o desentendimento, que é um factor estrangulante de qualquer sociedade, mas na base de mobilização de consenso entre todos os actores da vida política, da classe militar, de sociedade civil e de todos os que de forma directa ou indirectamente fazem parte na condução dos destinos da vida presente e futura da Guiné-Bissau.

Dentro das informações e desinformações, dentro de crises e desentendimento, dentro de pessimismo e falta de insentivo, foram motivos suficientes que inspiraram a ideia da criação do RISPITO.COM. 

Numa "luta" incessante (num bom sentido), direcionado para ajudar colmatar a falta do entendimento que sempre foi um handicap dentro da sociedade guineense, que deixou muitos de nós envelhecidos ainda novos de idade… Os que perderam a infância em turbulências… os que a juventude e a adolescência lhes escaparam… Os que a inteligência de pouco ou em nada se deu em aproveito… Os que a carreira da vida se ruiu em aventuras na busca de melhor sustento para as famílias… Nasceu esse espaço de ação sensibilizadora para inverter de forma melhorada o modo de pensar e de agir.

Porque afinal, o nosso modo de ver as coisas, de pensar e de agir, deve estar errado… E há quem aproveita disso para gozar com a honra de um povo que merece muito respeito, e que basta o empenho de cada cidadão é possível encontrar a direcção certa.

Este espaço nunca será um meio para a passagem de linguagens com fomento a guerra, de instigar complicações ou pronúncias insultuosas.

Os nossos pontos de vista é natural que possam divergir, mas nunca devemos esquecer que estamos a defender uma causa que é de todos nós… Então... O que é nosso… não é só meu, nem é só seu ou só dele. O que se pode fazer em comum, é respeito e bom senso na sua administração.

Noticias, informações, opiniões, analises até publicações, tudo com "RISPITO", porque afinal...
  • Quem diz a verdade, tem respeito de não mentir a quem dirige as palavras… 
  • Quem cumpre a sua promessa, tem respeito de não massacrar a disponibilidade do outrem ou de gozar com a paciência do prometido… 
  • Quem poupa a vida humana, tem respeito ao direito de viver de cada um ser humano… 
  • Quem não pensa só no seu interesse pessoal, tem respeito de não usurpar a parte que outro também tem direito… 
  • Quem não causa problema que afeta todos, tem respeito de livrar as ma consequências do sacrifício que reflete nos indefesos, nos inocentes e nos mais carenciados.
Tudo isso, num ritmo baseado em tipo de sociedade daquela que os nossos pais nos educaram nela, a do RISPITO pelos mais velhos, RISPITO das instituições, RISPITO das regras e das leis etc... Porque na sociedade de RISPITO é aquela que nos da mais garantias a todas as gerações.
Daí o sentido “RISPITO” para que cada um de nós possa sentir-se incluído e importante.

Com a nossa/vossa permissao, estamos juntos nesta ardua luta que exige de todos e de cada um.

O email de enviar alguma  mensagem para Rispito.com é:
www.kandongadinoba@gmail.com

2 comentários:

  1. BOA NOITE GOSTARIA QUE NOS PROPOE UMA SONDAGEM ENTRE OS DOIS CANDIDATOS POR ESTA SEGUNDA VOLTA SE FAZ FAVOR. OBRIGADO

    ResponderEliminar
  2. Saúdo a todos os seguidores deste weblog. Optei por este, devido, as propriedades que se assentam os seus fundadores.

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público