quinta-feira, 5 de julho de 2018

Câmaras de Oeiras e de Bissau assinam protocolo de cooperação 

O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, assinou hoje um protocolo de cooperação com o líder da Câmara de Bissau, Luís de Melo, para apoiar o ordenamento do território da capital guineense.

Numa cerimónia na Câmara Municipal de Bissau e a que assistiu a ministra da Administração Territorial guineense, Ester Fernandes, Isaltino Morais comprometeu-se também a ajudar a sua congénere africana na criação de espaços verdes, na resolução de problemas do ambiente, saneamento urbano, urbanismo, habitação, formação e capacitação dos recursos humanos.

O protocolo tem a vigência de um ano, podendo ser renovado.

As duas partes salientaram o facto de o poder local na Guiné-Bissau ainda não contar com um enquadramento jurídico - nunca foram realizadas eleições autárquicas no país -, para destacar ser possível "minorar as carências com a cooperação intermunicipal", como disse Isaltino Morais, que prometeu assessoria técnica e jurídica à Câmara de Bissau.

Image result for camara de oeiras e de bissauIsaltino Morais quer transportar a experiência de Oeiras para inspirar Bissau, pegando sobretudo no trabalho feito no domínio da qualificação do território, que disse ser, a par das pessoas, o principal ativo de um município.
O trabalho feito e as condições que Oeiras hoje oferece permitiram que o município albergasse 30 por cento da base tecnológica de Portugal, sublinhou Isaltino Morais, que aponta agora a Educação como a "grande aposta" do município português.

"Queremos ter, e vamos ter, os melhores alunos de Portugal em Oeiras", disse Isaltino Morais, destacando que grande parte do que foi construído em Oeiras o foi graças aos trabalhadores cabo-verdianos e guineenses.

O presidente da Câmara de Bissau, Luís de Melo, enalteceu a disponibilidade para "beber da experiência de Oeiras" e salientou o facto de a capital guineense acolher cerca de 600 mil pessoas, quase um quarto da população total do país.

Luís de Melo afirmou que "Bissau, uma cidade pacata, de gente honrada e humilde", conta com o "amigo Isaltino Morais" para as "transformações de que necessita". 
Rispito.com/Lusa, 05-07-2018

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público