terça-feira, 14 de março de 2023

Preços da Guiné-Bissau aumentaram 0,7% em fevereiro em relação a janeiro - INE

Os preços da Guiné-Bissau aumentaram 0,7% em fevereiro em relação a janeiro, o que representa uma variação homóloga de 10,3%, superior ao recomendado pela União Económica e Monetária da África Ocidental, segundo o Instituto Nacional de Estatística guineense.

“Esta variação deve-se principalmente ao aumento dos preços dos produtos alimentares, bebidas não alcoólicas, bebidas alcoólicas, tabaco, habitação água, eletricidade e outro combustível e serviços de saúde”, refere o Índice Nacional Harmonizado de Preços no Consumidor (INHPC).

Segundo INHPC, foram registados aumentos nos preços do pão, cereais, peixe, carne de porco, carnes de cabra e galinha, ovos, manteiga, frutas e legumes, bem como cerveja, tabaco, combustíveis sólidos e medicamentos.

Os transportes registaram uma diminuição de preço devido à “redução de preços de combustíveis e lubrificantes”, salienta o INHPC.

Segundo o Comité de Política Monetária do Banco Central dos Estados da África Ocidental, a inflação registada na União Económica Monetária da África Ocidental continua elevada, estando situada em 6% em janeiro, após ter estado a 7% em dezembro de 2022.
Lusa, 14/03/2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público