terça-feira, 17 de setembro de 2013

Grupos Sociais, étnico e o seu papel social

As atitudes do ser humano são importantes para entendermos sobre temas emergentes sobre o processo de socialização, grupos sociais, étnicos e os papéis sociais desenvolvidos na sociedade, pois são elas que norteiam o nosso comportamento. Há a influência dos motivos, interesses e necessidades com que nos apresentamos na situação. Este conjunto de aspetos psicológicos permiti-nos entender, atribuir significado e responder a situação num determinado momento. A partir da percepção do meio social e dos outros, o indivíduo vai organizando as informações, relacionando-as com afetos (positivos ou negativos) e desenvolvendo uma predisposição para agir (favorável ou desfavoravelmente) em relação às pessoas e aos objetos presentes no meio social.
Como qualquer outra, na sociedade guineense, desenvolvemos atitudes, como crenças, valores e opiniões, em relação aos objetos do meio social. A formação do conjunto de nossas crenças, valores e significações dão-se no processo de socialização, em que o guineense torna-se membro de um determinado conjunto social, aprendendo seus códigos, suas normas e regras básicas de relacionamento, apropriando-se do conjunto de conhecimentos já sistematizados e acumulados por um determinado conjunto social. 

Existem as organizações ou elementos que servem de intermediários entre o conjunto social mais amplo e o indivíduo. Essa intermediação é feita pelos grupos sociais: tribos, famílias, partidos, associações, igrejas, etc…

Assim, se pode dizer que está se encontrar representantes de diferentes grupos sociais: Uns, representando a sua família, seus grupos de amigos, seu grupo racial, seu grupo religioso entre outros. E por outro lado, representando nossos grupos de pertença ou de referência, que são aqueles a que pertencemos ou em que nos referenciamos para saber como nos comportar, o que dizer como perceber o outro, do que gostar ou não gostar. Ora os referidos grupos sociais, possuindo objetivos comuns, desenvolvem ações na direção desses objetivos. E para garantir essa organização, possuem normas; formas de pressionar seus elementos para que se conformem as normas; um funcionamento determinado, com tarefas e funções distribuídas entre seus elementos; formas de cooperação e de competição; seu líder e apresentam aspetos que atraem os indivíduos, impedindo que abandonem o grupo. Em relação aos papéis sociais, na sociedade há um conjunto de posições sociais, como Presidente da República, o depurado, o chefe da igreja, o líder partidário, a médica, o professor, o aluno, o filho, a mãe, o pai, entre outros (as), todas as expectativas de comportamento estabelecidas pelo conjunto social para os ocupantes das diferentes posições sociais determinam o chamado papel prescrito. Assim, sabemos o que esperar de alguém que ocupa uma determinada posição. O Comportamento de cada individuo num determinado momento pode estar ou não de acordo com, isto é as normas prescritas socialmente para o desempenho de um determinado papel. Dai que os papeis sociais permitem o individuo compreender a situação social, pois são referencias para a nossa percepção do outro, ao mesmo tempo que são referencias parta o nosso próprio comportamento. Os papéis sociais permitem-nos compreender a situação social, pois são referências para a nossa percepção do outro, ao mesmo tempo que são referências para o nosso próprio comportamento. Os diferentes papéis sociais e a nossa enorme plasticidade como seres humanos permitem que nos adaptemos às diferentes situações sociais e que sejamos capazes de nos comportar diferentemente em cada uma delas. Aprender os nossos papéis sociais é, na realidade, aprender o conjunto de rituais que nossa sociedade criou.

Vive-se uma era de intensa agitação política na Guiné, toda a sociedade deve comprometer-se com o projeto de da sua própria modernização, sobretudo na luta para recuperação da influência politica e autoridade do estado que têm sido perdidos ou simplesmente degradados, selecionando uma representação séria e capaz de liderar o processo de estabilidade, paz e desenvolvimento social, económico, politico e cultural do país, tendo em conta a escolha livre dos cidadãos nas eleições.

Por: José Carlos Baldéum destacado quadro guineense  a viver em Portugal durante vários anos, com muita experiência politica e social.
OBS: Todas as opiniões aqui editadas são da inteira responsabilidade do seu titular (autor)

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público