quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

O governo reage as declarações públicas do presidente da ANP

O governo da Guiné-Bissau já reagiu as críticas do presidente do parlamento, Ibraima Sory Djaló, segundo as quais o executivo estaria a governar sem programa e sem orçamento.
O ministro da presidência e porta-voz do governo de transição, Fernando Vaz disse a Voz da América que o presidente do parlamento levantou um falso problema e que devia ser responsabilizado penalmente, por levantar suspeitas sobre um processo político do qual é igualmente actor.
“O presidente da Assembleia colocou mal o problema. Nós pensamos o presidente da ANP é parte deste processo de transição e deverá com responsabilidade recalcular as suas afirmações.”
De recordar que o presidente do parlamento guineense, Sory Djaló, tinha advertido ser impossível governar o país sem programa de governo e sem orçamento, assim como tinha recusado qualquer responsabilidade por parte da Assembleia Nacional Popular por esta situação.
O ministro Fernando Vaz, responde afirmando que “os instrumentos legais do processo de transição ou seja o pacto de transição no seu artigo 3 no ponto 4 diz claramente que o programa do governo de transição é objecto do acordo político dos signatários do pacto de transição que neste caso incluiu o parlamento.”
O porta-voz do governo de transição Bissau-guineense reagiu igualmente a alusão feita pelo presidente do parlamento sobre a falta de liquidez financeira para o pagamento dos salários públicos, e argumentou que o FMI esteve recentemente em Bissau e fez a auditoria das constas públicas e não detectou uma tal situação.
Fernando Vaz considera que Ibraima Sory Djaló deve ser responsabilizado pelas suas alegações, enquanto presidente do parlamento orgão integrante do processo de transição, que com estas suas críticas parece agir no sentido de fazer regredir os esforços em curso para a normalização do país.
Voz de América - 27 de Fevereiro de 2013

1 comentário:

  1. Infelizmente tive que concordar com este monstro ministro Fernando Vaz ou seja eu pessoalmente já o tinha dito que este senhor Sory Djalo que agora arma em Chico esperto é a parte do problema e não a solução dele como ele pensa.
    Fernando Vaz disse que o senhor Sory Djalo,devia ser responsabilizado penalmente, por levantar suspeitas sobre um processo político do qual é igualmente actor.
    E eu Arnaldo Djú concordo sim senhor,mas também tu Fernando Vaz devias ter o mesmo procedimento com a JUSTIÇA Guineense ou melhor ser responsabilizado criminalmente por posse de uma quantia de milhões em casa e que não o pertence mas sim roubado ao POVO Guineense.

    Nha mantenhas

    ResponderEliminar

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público