sábado, 26 de julho de 2014

Diretor Porto de Bissau parcialmente paralisado devido a avaria de navio

As operações no principal porto comercial da Guiné-Bissau estão parcialmente paralisadas há uma semana devido à avaria de um navio que está a impedir a acostagem de outras embarcações, disse hoje à Lusa o diretor do Porto de Bissau, Félix Nandunguê.

Um navio que se preparava para deixar o cais depois de carregar castanha de caju (principal produto de exportação da Guiné-Bissau) teve uma avaria num dos motores e está desde domingo a impedir qualquer movimento no porto, observou Nandunguê.


Dois barcos carregados com produtos alimentares e outros bens de consumo aguardam desde essa altura pela ordem de acostagem no novo cais, mas tal não é possível devido ao facto de o navio avariado estar a ocupar todo o espaço, acrescentou.

O diretor da Administração dos Portos da Guiné-Bissau (APGB) referiu à Lusa que a solução passa por rebocar a embarcação.

Um navio de pesca chinês foi chamado ao local e a operação devia ter sido realizada hoje, mas quando chegou ao cais a maré estava vazante o que obrigou ao adiamentos dos trabalhos para sábado.

Félix Nandunguê mostra-se preocupado com a situação que, disse, está a provocar "enormes transtornos" aos armadores e à própria empresa.

Aquele responsável frisou o facto de o "problema com o navio avariado" acontecer numa altura "de pico" das exportações da castanha de caju.

O diretor receia que dentro de poucas semanas as chuvas se intensifiquem o que poderia dificultar ainda mais as operações de carregamento da castanha.

O porto comercial de Bissau possui dois cais, mas de acordo com o diretor da APGB o cais novo é o único onde navios de grande porte conseguem atracar.
Lusa 25 de Julho e 2014

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público