sábado, 23 de maio de 2015

Biodiversidade para o Desenvolvimento Sustentável

Celebrou-se ontem no país, 22 de maio, dia Internacional da Biodiversidade sob o lema, “Biodiversidade para o Desenvolvimento Sustentável”.
O ato juntou alguns diplomatas, membros do governo, representantes do sistema das Nações Unidas, ONGs e parceiros ligados ao sector ambiental.
O Secretario de Estado do ambiente foi quem declarou abertas as celebrações das jornadas nacionais da diversidade biológica do ambiente e desenvolvimento durável.
Barros Bacar Banjai, sublinhou que a perda da biodiversidade tem ocorrido ao ritmo muito acelerado e alarmante em grande parte devido a atividades humana.
Para inverter esta prática, o governante disse felizmente, os governos de diferentes países já estão a empreender medidas e compromissos para minimizar os efeitos negativos, reconhecendo que ela é essencial para o desenvolvimento sustentável e o bem estar do homem, facto mundialmente reconhecido. 
Assim sendo, o governante afirma não ter duvidas que a biodiversidade suporta diretamente as principais atividades económicas em sectores tão diversos como a agricultura, pesca, silvicultura, horticultura, indústrias farmacêuticas e cosméticas, fabrico do papel e celulose na construção bem como na biotecnológica, etc… No país em particular, ela é maior empregador da população ativa sobretudo na produção de alimentos e outros serviços fornecidos pelos ecossistemas naturais com destaque ao agricultura e pesca correspondem cerca de 49%  do PIB e emprega cerca de 80% da força laboral. 
Barros afirmou que a Guiné-Bissau dispõe duma flora muito rica em plantas utilizadas na farmacopeias tradicional, prática enraizada no seio das comunidades rurais e essas plantas são usadas ainda na cura de doenças mais frequentes tais como; o paludismo, a diarreia, doenças de pele, hepatite, hipertensão, diabetes, mordeduras de cobras entre outras, e a biodiversidade desempenha igualmente um papel importante na mitigação de alteração climática contribuindo em diversos biomas, para o sequestro de carbono ao longo prazo e fortalecer a resiliências de ecossistemas naturais .
O membro do governo garante que em 2025, a Guiné-Bissau será um refúgio natural onde a biodiversidade será protegidas com ecossistemas saudáveis que permitirão a gestão sustentável dos seus recursos, oferecendo ao conjunto de toda a sub-região, contribuindo significativamente para os grandes equilíbrios ambientais do planeta.
De referir que foi lançado a “ Estratégia do instituto de Biodiversidade e das Áreas Protegidas (IBAP) para o período temporal de 2015-2020” e exibição do filme intitulado “Riquezas Partilhadas”.
Lai Baldé/Rispito.com, 23 de Maio de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público