ANP Aprova com unanimidade o projeto de construção da estatua do Nino Vieira
Os parlamentares guineenses aprovaram com unanimidade, ou seja, 82 votos, (total dos Deputados presentes) à favor do projeto de construção da estatua do Nino Vieira, aquele que procedeu a leitura do texto da proclamação da independia da Guiné-Bissau, nas matas de Colinas de Bõe, enquanto primeiro presidente da Assembleia Nacional Popular do país.
A estátua será erguida no jardim frente à sede do parlamento guineense (Colinas de Boe).
Falando sobre a matéria, o Presidente da Assembleia Nacional Popular reconheceu que reconciliar os guineenses é uma tarefa difícil. Com tudo, Cipriano Cassamá garante que a instituição que dirige está a trabalhar num bom caminho para que não haja mais alteração da ordem constitucional no país.
Colocação ou não da estátua de Nino vieira na sede da ANP, está a dividir os guineense, na opinião de alguns a estátua de Kabi Nafantchanna, enquanto Presidente da República eleito e assassinado de forma barbada cruel e desumana no exercício da sua função, merece e deve ter estatua no palácio da República como forma de honrar a sua memoria e trasladar os seus restos mortais para o mausoléu de Amura, local onde foram sepultados o fundador da nacionalidade guineense e cabo-verdiana, Amilcar Lopes Cabral e antigos presidentes da república Malam Bacai Sanhá e Kumba Ialá respetivamente e outras personalidades que deram tudo pela independência e edificação do país.
Lai Baldé/Rispito.com, 23de Maio de 2015
Sem comentários:
Enviar um comentário
ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público