segunda-feira, 25 de maio de 2015

DSP e a digressão no sul do país

Image result for domingos simoes pereira guine bissau"Não é preciso acabarmos com todo o pescado nas nossas águas para que possa haver desenvolvimento. Temos sim que usar a cabeça para trabalhar, como outros povos trabalharam", sustentou.
O primeiro-ministro da Guiné Bissau disse à população de Quebo, região de Tombali, no sul da Guiné-Bissau de que chegou a hora de todos pegarem num instrumento de trabalho para o desenvolvimento do país.

Domingos Simões Pereira, que iniciou na quarta-feira uma digressão a algumas localidades do Leste e Sul do pais, manteve,  quinta-feira (21), um encontro com os populares do sector de Quebo onde disse que a luta de libertação nacional só terá valido a pena se os guineenses forem  capazes de desenvolver o país.
"Não é preciso acabarmos com todo o pescado nas nossas águas para que possa haver desenvolvimento. Temos sim que usar a cabeça para trabalhar, como outros povos trabalharam", sustentou.
Simões Pereira sublinhou que os guineenses merecem de facto ter uma condição de vida melhor , acrescentado  que não existe outro caminho para conseguir esse desiderato que não seja o trabalho.
"Após a Mesa Redonda de Bruxelas, acredito que a única disponibilidade que existe é nós agarrarmos afincadamente ao trabalho, porque o desenvolvimento só acontece  onde as pessoas produzem", referiu.
O chefe do executivo disse que se o interior do país não é acolhedor ninguém ficará lá para viver, tendo salientado que devem  acabar os complexos que dividem os guineenses por causa da raça e  religião.
"Nós na Guiné-Bissau não conhecemos essa diferenciação! Vivemos entre nós. Não existe outra maneira de reconstruir o país, que não seja o trabalho", afirmou.
Simões Pereira revelou que foram aconselhados pelos parceiros para copiarem os esforços que certos países fizeram para alcançar o desenvolvimento.
Indicou os  casos da Malásia e Cabo Verde reafirmando que aceitou o desafio e respondeu que "nós não só vamos ver, como um dia queremos ter um melhor desenvolvimento do que os referidos países".
Recordou à população de Quebo que, depois de formar o governo esteve a resolver os problemas, para que a escola funcionasse, a cólera e a ébola não invadissem o país.
"Se o ébola não chegou até hoje ao país  foi graças ao trabalho de toda a população.
O administrador do sector de Quebo, Braima Djaló, disse estar satisfeita com o empenho do Governo, sobretudo com o record nacional da compra do caju, e com  o sucesso da Mesa Redonda.
Enalteceu o projecto da iluminação publica daquele sector, frisando que desde os tempos dos colonos, que Quebo se encontrava na escuridão.
Apelou para que se conceda créditos às mulheres e jovens e que seja concluída a construção do mercado local iniciada desde 1985.
Lusa 24 de Maio de 2015

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público