sábado, 3 de setembro de 2016

José Mário Vaz entende que Guiné-Bissau tem embaixadas a mais

O Presidente da Guiné-Bissau, José Mário Vaz, afirmou hoje que o país tem embaixadas a mais e que é urgente fechar algumas para melhor responder às necessidades e possibilidades financeiras do Estado guineense.

Para o líder guineense, que falava na abertura da quarta conferência dos embaixadores da Guiné-Bissau que decorre na localidade de Uaque, a 50 quilómetros de Bissau, o país não pode continuar a ter "embaixadas em todas as esquinas" quando podia abrir representações diplomáticas, disse.

A Guiné-Bissau conta com cinco embaixadas em África: Argélia, Guiné-Conacri, Gâmbia, Senegal e Marrocos, seis na Europa: Alemanha, Bélgica, Espanha, França, Portugal e Rússia, três no continente americano: Cuba, Brasil e Estados Unidos, e duas embaixadas na Ásia: China e Irão.

"Em vez de termos quatro ou cinco missões diplomáticas e equipá-las com todas as condições que a representação exige, dignificando assim as funções do embaixador (...) optamos por abrir embaixadas em todas as esquinas, sem que o país esteja preparado quer intelectualmente quer financeiramente para tal", afirmou José Mário Vaz.

Para o Presidente guineense, "é preciso que o país tenha coragem e reduza o número de embaixadas" em função dos recursos disponíveis, o que, disse, passará pelo encerramento das embaixadas consideradas desnecessárias, fixar o número do pessoal preciso e mandar de volta para casa os excedentários.

José Mário Vaz sublinhou que as chancelarias atuais "são inapropriadas", que as viaturas e as residenciais que servem o pessoal diplomático "não dignificam" os que aí trabalham e nem o próprio país, disse.

"Tudo isso é fruto da nossa própria desorganização. Não se adequa os serviços a real situação do país", defendeu Mário Vaz, apontando para novos objetivos em termos gerais e estratégicos naquilo que são as funções do pessoal diplomático.

Para o chefe de Estado guineense, os novos objetivos devem passar pela mobilização de fundos e captação de investimentos externos para o país, incentivo aos emigrantes para o envio das suas poupanças para o país, recenseamento dos cidadãos aí residentes, maior e melhor intervenção do pessoal diplomático na comunicação social do país acreditado e fornecimento de mais informações sobre a situação dos países onde se encontram a trabalhar.

José Mário Vaz diz que quer uma diplomacia "mais hábil, ativa e eficiente" e aguarda que até Novembro terá em mãos um plano estratégico para por em marcha.

Também pediu uma "atenção especial" do pessoal diplomático em relação aos emigrantes guineenses que disse serem a principal razão da existência das representações do país no exterior.

Até domingo, 34 embaixadores, entre os que se encontram em missão no exterior e os que não estão colocados, debruçam-se sobre que estratégias para servir melhor o desenvolvimento do país e como dignificar ainda mais a carreira diplomática.
Rispito.com/Lusa, 02/09/2016

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público