sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Nota de Imprensa
Considerando os esforços que estão a ser feitos por diferentes atores, muitos deles sem qualquer responsabilidade na actual crise política que o país atravessa, nomeadamente as organizações da sociedade civil e comunidade internacional;

Tendo em conta o agravar das tensões e o aumento das inquietações por parte da população em relação as incertezas do rumo dos acontecimentos políticos;

O Movimento Nacional da Sociedade Civil acompanha com muita preocupação as formas como as notícias têm estado a chegar junto a população e os efeitos que os mesmos estão a ter nas suas vidas.

Face ao conturbado momento político em que vivemos, qualquer informação pode ter repercussões e interpela a todos a terem maior cuidado no tratamento de todas as situações alegadas.

Para o Movimento, não passaram despercebidos alguns discursos e pronunciamentos que tiveram ecos importantes nas diferentes camadas da população, mas também esteve consciente de que existem entidades competentes para dar tratamento a cada tipo de informação e também tem que deixar espaços aos atores políticos para actuarem dentro daquilo que é permito nas lutas políticas.

Apesar disso, assistimos tendências de excessos nas lutas políticas, tanto nas estratégias como nas linguagens e que podem pôr em causa a saudável convivência pacífica entre as diferentes camadas da nossa população, onde todos os meios estão a ser utilizados para o acesso e manutenção do poder.

Nesta base, o Movimento Nacional da Sociedade Civil, vem por este meio, reafirmar de que jamais pactuará com qualquer atitude que põe em causa os princípios da legalidade e da convivência pacífica necessárias num Estado de Direito Democrático.

Ainda, exorta aos responsáveis políticos a privilegiarem as vias legais no exercício das suas pretensões e recorrerem as instituições competentes para a resolução das suas preocupações.

Neste âmbito, o Movimento Nacional da Sociedade Civil apela a todos os atores políticos, bem como titulares de órgãos de soberania a serem mais comedidos nas declarações que prestam de forma a não instrumentalizarem os sentimentos que possam afectar a paz social e convivência pacífica, nesta ordem, chama a atenção dos responsáveis para absterem de proferir declarações que dificultam a busca de consenso recomendadas nas ultimas negociações patrocinadas pelos parceiros internacionais na busca de uma solução duradoira para a resolução dos problemas básicos da população.

Ainda, o Movimento da Sociedade Civil exorta os órgãos estatais competentes a assumirem as suas responsabilidades de garantirem segurança, paz e integridade a todos os cidadãos, independentemente das suas posições políticas.

Assim, Movimento aproveita esta ocasião do Ano Novo, para apelar a todos no sentido de serem adoptadas novas atitudes e que haja melhores condições para servir o nosso martirizado povo, na lógica de Ano Novo, atitudes Novas.

O MOVIMENTO DESEJA A TODOS UM ANO NOVO DE PAZ, RECONCILIAÇÃO E MUITAS FELICIDADES.
Bissau, 30 de Dezembro de 2016.

O Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento