quarta-feira, 29 de junho de 2022

Portugal e Guiné-Bissau assinam acordo de cooperação técnico-policial

Os ministérios da Administração Interna e do Interior da Guiné-Bissau e o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua português reforçaram hoje a cooperação técnico-policial com a assinatura do protocolo de parceria bilateral.

O embaixador de Portugal na Guiné-Bissau, José Rui Velez Caroço realçou que a “cooperação no domínio policial e da segurança é extraordinariamente importante à luz da cooperação geral bilateral que Portugal tem com a Guiné-Bissau”, referindo-se ao programa estratégico de cooperação assinado entre os dois países em janeiro de 2021.

“No que toca nomeadamente à consolidação e preservação do Estado de Direito, de defesa dos direitos humanos, é absolutamente fundamental o setor de segurança e as forças policiais, as autoridades competentes da Guiné-Bissau, estarem dotadas dos meios materiais e dos recursos humanos devidamente capacitados para o efeito”, disse.

Presente na cerimónia, que decorreu no Centro Cultural Português, esteve também o oficial de ligação do Ministério da Administração Interna, superintendente Marco Martins, que explicou que o protocolo de parceria consiste essencialmente em formação e capacitação e vai passar também a contemplar formação na área de socorro e proteção civil.

“Este acordo traz uma nova visão do Ministério da Administração Interna para capacitar as forças e os serviços de segurança da Guiné-Bissau com ferramentas tecnológicas, que permitam também o desenvolvimento de ações de formação à distância”, afirmou.

O secretário de Estado da Ordem Pública, Fernando Augusto Cabi, destacou a importância do ato que “visa reforçar a capacidade institucional no setor da segurança interna com o objetivo global de melhorar a resposta das autoridades aos fenómenos que se colocam no âmbito da segurança e administração interna através do aperfeiçoamento do nível de qualificação técnica dos elementos das instituições policiais”.

“Gostaria de reafirmar o nosso compromisso em criar condições para que as nossas forças de segurança possam efetivamente estar mais preparadas para cumprirem cabalmente os serviços que constitucionalmente lhe são conferidos”, acrescentou.

A cerimónia incluiu também a entrega de equipamentos informáticos às forças de segurança para que possam aceder a formações ‘online’ com os profissionais da polícia em Portugal.
Rispito.com/Lusa, 20/06/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público