quarta-feira, 14 de dezembro de 2022

Comissão Nacional de Eleições da Guiné-Bissau considera absurdas declarações do líder do PAIGC

A Comissão Nacional de Eleições (CNE) da Guiné-Bissau considera absurdas as recentes declarações do líder do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), Domingos Simões Pereira, ao considerar caduca a direção do órgão.

Em comunicado de imprensa, a que a Lusa teve hoje acesso, a CNE rebateu as críticas de Domingos Simões Pereira, que afirmou, na segunda-feira, que o recenseamento eleitoral decorre sem a sua fiscalização e supervisão no terreno.

“É absurdo e desenquadrado afirmar categoricamente que o recenseamento eleitoral está a decorrer em todo o território nacional sem a presença das estruturas da CNE”, refere-se no comunicado do órgão.

No documento assinala-se ainda que a CNE tomou conhecimento das declarações de Domingos Simões Pereira com “muita consternação e desagrado”.

O órgão eleitoral ressaltou ainda no seu comunicado que as Comissões Regionais de Eleições “foram reativadas há um mês” para, entre outras funções, “salvaguardar a integridade” do recenseamento eleitoral que arrancou no dia 10 de dezembro.

A CNE destacou também que os técnicos das CRE anteciparam os elementos das brigadas do recenseamento eleitoral no terreno.

Relativamente às afirmações feitas pelo líder do PAIGC, segundo as quais a CNE está a funcionar supostamente sem quórum, no comunicado sublinha-se que não corresponde à verdade que um dos secretários executivos adjunto, Idrissa Djaló, tenha abandonado as suas funções no órgão eleitoral.

A CNE lembra que Djaló venceu um concurso aberto para recrutamento de técnicos para o Tribunal de Contas, mas ainda não tomou posse naquela instância e, assim sendo, existe quórum garantido por três dos quatro elementos eleitos no órgão eleitoral.

Segundo o comunicado, a CNE está a acompanhar o recenseamento eleitoral, “com isenção, apartidarismo, imparcialidade e transparência” para que as eleições possam ser “livres, justas, credíveis e transparentes”.

O PAIGC e outras formações políticas têm defendido a criação de um novo secretariado executivo da CNE por considerar que a atual está caduca e sem quórum.

Os seis partidos com assento no parlamento guineense – entretanto dissolvido em maio pelo Presidente do país – têm estado em reuniões nas últimas semanas na tentativa de encontrar um consenso sobre o assunto da CNE que alguns partidos consideram legítima e com capacidades para organizar as próximas eleições legislativas.

O Presidente guineense, Umaro Sissoco Embaló, prometeu anunciar, nos próximos dias, a data da realização do escrutínio, com ou sem consenso dos partidos quanto à questão da CNE que o presidente do parlamento, Cipriano Cassamá, tenta resolver.
Rispito.com/Lusa, 14/12/2022

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público