quinta-feira, 27 de abril de 2023

Legislativas de 04 de Junho/ Presidente da CNE diz que escrutínio vai decorrer num clima de paz e tranquilidade

O Presidente Interino da Comissão Nacional de Eleições (CNE), diz que as eleições legislativas antecipadas marcadas para 04 de Junho vão decorrer num clima de paz, tranquilidade, segurança e profissionalismo dos agentes e operadores eleitorais.

As garantias de Npabi Cabi foram dadas hoje no ato da receção dos cadernos eleitorais .

Cabi disse que ao longo do processo de recenseamento eleitoral findo, as estruturas concernentes ao Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral(GTAPE) da CNE e de Partidos Políticos se confrontaram com muitas adversidades e constrangimentos, mas que graças aos esforços conjuntos evidenciados pelas partes, de uma maneira consensual, conseguiu-se superar essas diferenças.

Disse estar convicto de que a entrega formal dos cadernos eleitorais não vai separar as relações institucionais, mas sim marcar o início da conjugação de sinergias, com consultas efetivas e permanentes entre os implicados até a finalização da constituição das mesas das assembleias de voto.

Npabi Cabi agradeceu aos partidos políticos, as organizações da sociedade civil e cidadãos eleitores pelos esforços levados acabo.

O Director-geral do GTAPE,Gabriel Djibril Baldé disse que os dados obtidos através do recenseamento eleitoral precisam de ser consolidados.

“É preciso respeitar o calendário da atualização de dados eleitorais, o que permitirá num médio prazo avançar para a integração do registo civil ao registo eleitoral . Isso pouparia milhões de francos cga ao cofre do Estado e contribuirá para minimizar a falta de documentação por parte dos cidadãos”, defendeu Baldé.

Agradeceu ao governo, chefe de Estado guineense, Governo da República de Timor Leste, aos parceiros tradicionais da CNE, a Sociedade civil entre outros e a todos os envolvidos no processo pelo apoio prestado.

O DG da GTAPE revelou que o processo de recenseamento eleitoral foi financiado em mais de 70 por cento pelo governo da Guiné-Bissau e concebido e executado pelo Gabinete Técnico de Apoio ao Processo Eleitoral com base num plano de acção e de um cronograma compatíveis e realista, e sob a supervisão da CNE, Partidos políticos e da Sociedade civil.

ANG/LPG/ÂC//SG, 27/04/2023

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público