sábado, 18 de agosto de 2012


O Governo de transição da Guiné-Bissau disponibiliza dinheiro para conclusão de cartografia do país
No que respeita a preocupação crescente de cumprir com os objectivos traçados, o executivo da  transição disponibilizou nesta sexta-feira (17/08/12) 30 milhões de francos CFA para a cartografia eleitoral de três regiões que faltam para a conclusão de um "passo importante" para a realização de eleições gerais no próximo ano.  
Batista Té, ministro da Administração Territorial e Poder Local,   em conferência de imprensa, deu essa informação na presença de representantes de alguns partidos políticos, da Comissão Nacional de Eleições (CNE) e da Presidência da Republica. 

O governaste assegura que essa verba é apenas parte de um orçamento de 102 milhões de francos CFA necessários para traçar o mapa da Guiné-Bissau em regiões e distritos eleitorais.   
E a montante será utilizado para a conclusão da cartografia das regiões de Biombo, Cacheu e Oio, já que as restantes seis regiões tinham sido cartografadas pelo Governo deposto.

Batista té disse que, esta iniciativa é a próximo de um grande salto na preparação de eleições gerais do próximo ano "Queremos sublinhar que a cartografia eleitoral é um elemento chave na identificação do eleitor, é um instrumento que clarifica o movimento real e integral do processo eleitoral e indispensável para a efectivação do escrutínio".
  
Por seu lado, o responsável pela cartografia, Cristiano Na Bitan, destacou os esforços do actual Governo por ter  disponibilizado a verba anunciada, embora lembrou que os trabalhos da cartografia já deviam estar a decorrer desde o mês de Julho passado.  
De acordo com os técnicos são precisos três meses para a conclusão de todos os trabalhos no terreno, pelo que há riscos de atrasos, o que poderá influenciar a data da realização de eleições.   
O secretário executivo da CNE, António Sedja Man disse ser desejo da instituição eleitoral realizar o escrutínio até Maio de 2013.  Por isso mesmo, conforme Sedja Man,"todos numa corrida contra o tempo, para atingirmos a meta que é a realização de eleições. 

Sem comentários:

Enviar um comentário

ATENÇÃO!
Considerando o respeito pala diversidade, e a liberdade individual de opinião, agradeço que os comentários sejam seguidores da ética deontológica de respeito. Em que todas as pronuncias expressas por escrita não sejam viciadas de insultos, de difamações,de injúrias ou de calunias.
Paute num comentário moderado e educado, sob pena de nao sair em público